Grande Curitiba

Em evento emocionante, Quatro Barras abre oficialmente a Fase Regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná

27 de maio de 2022 às 14:54
(Foto: Divulgação/PMQB)

COM ASSESSORIAS – Em uma cerimônia emocionante, Quatro Barras abriu na noite desta quinta-feira (26) a Fase Regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná 2022 (JEPs). Preparado para receber este grande evento esportivo, que retorna agora, nos pós pandemia, o Ginásio Menino Deus sediou a abertura do JEPS, recebendo delegações dos 14 municípios participantes, que desfilaram pelo ginásio com suas respectivas bandeiras.

Após a apresentação das equipes, a servidora municipal Geisiane Jacinto cantou à capela o Hino Nacional Brasileiro. Logo após, a atleta Camile dos Santos Andrade, estudante do Colégio André Andreatta, fez o juramento dos jogos, em que os atletas se comprometem a respeitar e a cumprir as regras que regem os JEPS, estabelecendo o verdadeiro espírito esportivo.

Outro momento importante também marcou a noite desta quinta-feira: após instantes de luzes apagadas, a aluna Letícia Costa Camargo, campeã nacional e estadual, e medalhista sulamericana de Badminton; o aluno da Escola Especial Wesley Rogério dos Santos, atleta de Golf-7 e campeão na modalidade Polybat; e a aluna Giovanna Magdal, karateca destaque em competições nacionais e mundiais, acenderam a pira olímpica. Instantes após, o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, declarou aberta a Fase Regional dos jogos.

“É muito emocionante acompanhar um momento tão importante de integração do esporte. Nossa amada Joia Rara mais uma vez em evidência pela capacidade de sediar um evento de tamanha magnitude, que receberá atletas de 14 municípios da Região Norte da RMC. Saúdo cada delegação presente, dando as boas vindas a todos os atletas, e desejo uma competição próspera e de valorização do esporte”, destacou Tolardo.

Apresentações

Após a abertura oficial também foram realizadas apresentações culturais e esportivas, entre elas a de capoeira, com atletas que integram o projeto esportivo realizado pela Prefeitura de Quatro Barras, com coordenação do Mestre Carvoeiro; apresentação dos Karatecas, que participam dos projetos esportivos do município; e a apresentação de Ginástica Rítmica da equipe do Clube de Campo Santa Mônica, também composta por ginastas quatro-barrenses que integram o projeto ‘Educação com Esporte’. O projeto é fruto de uma parceria estabelecida entre o clube e a Prefeitura desde o ano de 2015.

Presenças

Além do prefeito, que prestigiou a cerimônia de abertura, também estiveram presentes o vice-prefeito de Quatro Barras, Jarbas Mocelin; o vice-prefeito de Adrianópolis, Israel Rodrigues; o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Claus Giovani Andrade Marchior; a coordenadora esportiva Mariana Fernandelli, representando o superintendente estadual de esportes; o assessor parlamentar Paulo Breda, representando o deputado estadual Alexandre Curi; a assistente de chefia do Núcleo Regional de Educação, Silvana Vieira Dias; o secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude de Quatro Barras, Fredinei Rodrigues (Fré); e os vereadores Lucinéia Alves, Kayo Augustus, Edson dos Santos Paula, e Sandro Eleno Andreatta.

JEPS 2022

Os Jogos Escolares são realizados pela Secretaria Estadual de Esporte e Turismo, com apoio do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte e da Prefeitura Municipal de Quatro Barras.

A partir desta sexta-feira (27) até o dia 1º de junho, cerca de 1.500 estudantes irão competir nas modalidades de Basquete, Vôlei, Futsal, Handebol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa, Xadrez e Atletismo.

Os jogos serão realizados no Ginásio Menino Deus, Ginásio Luiz Tolardo (Sede), Ginásio Jorge Andreatta (Borda do Campo), Ginásio da Escola Municipal Rui Valdir e Estádio Municipal Osni Antônio da Silva, no Itapira.

Além de Quatro Barras, participam desta fase as cidades de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Campo Magro, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

Representando o município de Quatro Barras, participarão das competições alunos dos colégios Arlinda Ferreira Creplive, André Andreatta e Dom Orione.

“Nossos agradecimentos a todos os envolvidos – Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte e Turismo, e do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte; dos municípios participantes e de toda a nossa equipe, que unem forças para realizar esta grande competição esportiva, que integra nossos estudantes, ensinando lições e valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe, essenciais para a formação de bons cidadãos”, finalizou o prefeito Loreno Tolardo.