Grande Curitiba

Dia Internacional da Mulher será celebrado em Curitiba com Paiol Digital e Plano de Políticas Públicas

2 de março de 2023 às 16:53
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Curitiba está promovendo uma série de ações, envolvendo diversas secretarias, para ampliar a participação feminina na sociedade. As atividades começam nesta quinta-feira (2/3) e se estendem por todo o mês de março.

Além do enfrentamento à violência contra a mulher, um cuidado constante da atual gestão, as ações visam o protagonismo feminino no empreendedorismo, a saúde e a ampliação da participação delas no mercado de trabalho.

O dia 8 de março é uma data mundial que celebra as conquistas sociais, econômicas, culturais e de políticas para as mulheres e, sobretudo, é um apelo a uma sociedade mais igualitária na questão de gênero.

Programação em Curitiba

ASSESSORIA DE DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PARA MULHERES

2/3 (quinta-feira) – Fórum Estadual de Gestoras de Políticas para as Mulheres do Paraná
O Fórum busca alinhar e definir estratégias para o fortalecimento da participação dos municípios na definição e implementação de políticas públicas para mulheres. O evento é destinado às gestoras de políticas para as mulheres dos municípios participantes.
Local: Auditório da ADH, na Rua Barão do Rio Branco, 45 9º andar
Horário: 14h

3/3 (sexta-feira)O Fortalecimento dos direitos de mulheres em situação de vulnerabilidade
A palestra com Michele Souza Bravos, jornalista e mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas, é destinada a coordenadoras dos Cras – Centros de Referência de Assitência Social.
Local: Auditório da ADH, na Rua Barão do Rio Branco, 45 9º andar
Horário: 9h

8/3 (quarta-feira) Entrega do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
O plano será lançado pelo prefeito Rafael Greca, após a palestra Importância da transversalização de gênero para efetivação dos direitos das mulheres de Curitiba, com Patrícia Betti, especialista em Gestão Pública e Sociedade.
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba
Horário: 9h e 11h

Inauguração do mural da artista plástica Marta Berger e jardim assinado pela paisagista Luciana Brandão.
Local: Casa da Mulher Brasileira; Avenida Paraná, 870
Horário: 15h

A ADH e Políticas para as mulheres irão realizar uma série de ações nas regionais da cidade com a utilização do Ônibus Lilás.


AGÊNCIA CURITIBA

2/3 (quinta-feira) Empreendedora Lidera (evento fechado)

A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação vai reunir as embaixadoras do programa Empreendedora Curitibana e mulheres líderes comunitárias para apresentar o cronograma e as ações de 2023. O encontro também terá dinâmicas para promover o networking entre as convidadas, fortalecendo o empreendedorismo feminino, que dá autonomia financeira às mulheres de Curitiba e Região Metropolitana.
Local: Auditório do Engenho da Inovação
Horário: das 14h às 17 h

8/3 (quarta-feira) Paiol Digital Especial Mulheres
O primeiro Paiol Digital de 2023 tem muitos motivos para comemorar: além dos 330 anos de Curitiba, celebra o retorno do evento a sua casa, o Teatro Paiol, e festeja o Dia Internacional da Mulher.
No palco, a presidente do Grupo Educacional Opet, Adriana Karam; a head de growth e expansão do iFood, Anna Vidal; a diretora presidente da Assepro-PR, Josefina Gonzalez; e a repórter da RPC Dulcineia Novaes, vão falar de empreendedorismo e liderança feminina, compartilhando suas trajetórias profissionais.
Local: Teatro Paiol, R. Cel. Zacarias, 51, Prado Velho
Horário: 19h
Inscrições: gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão

8/3 (quarta-feira) – Lançamento do Prêmio Empreendedora Curitibana
Durante o Paiol Digital, será lançada a 5ª edição do Prêmio Empreendedora Curitibana, que reconhece ideias e iniciativas de bons negócios comandados por mulheres curitibanas e da Região Metropolitana de Curitiba.
Local: Teatro Paiol, R. Cel. Zacarias, 51, Prado Velho
Horário: 19h
Inscrições: gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão


EDUCAÇÃO

Na Secretaria Municipal da Educação, onde 95% dos servidores são mulheres, a data será comemorada com rodas de conversa, palestras, apresentações musicais e até quick massage.

Nesta primeira semana de março serão realizadas ações sobre o Mama Nenê, programa que incentiva o aleitamento materno, exibições de vídeo sobre mulheres na robótica e empoderamento das mulheres na Ciência, além de quick massage na Educa Ação, no sábado (4/3), na Rua XV de Novembro (saiba mais abaixo).

Um dos destaques será a exposição de fotos Olhar Feminino – Cidades Educadoras, dia 18, na Rua XV. No dia 27, a Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, será palco de uma vivência sobre a religação da mulher com a natureza.

EducaAção
Neste sábado (dia 4), a Secretaria Municipal da Educação vai oferecer programação especial para as mulheres durante as atividades gratuitas da Educa Ação, realizadas pela Coordenadoria de Projetos na Rua XV, que encantam os curitibanos com música, jogos, contação de histórias e muito mais.

É sempre aos sábados, das 9h às 13h, perto do Bondinho da Rua das Flores. Para este dia 4, as oficinas terão como tema o Dia da Mulher e o aniversário da cidade. CLIQUE AQUI e saiba mais.


TURISMO

No Dia Internacional da Mulher, o Liceu de Ofícios Criativos promove um encontro especial para celebrar a data. Simone Assenço da @simoneassenco.consultoria,  especialista em desenvolvimento pessoal, com formação em coaching, terapia de memórias e florais de Bach, fará uma palestra sobre como alcançar o equilíbrio entre a vida profissional, financeira e pessoal. O encontro é presencial.

Local: Rua Mateus Leme, 22 – São Francisco
Horário: 14h


SAÚDE

07/03 (terça-feira) – Ação comemorativa ao dia da mulher, para as mulheres em situação de rua que frequentam a Casa de Passagem
A equipe do Consultório na Rua irá oferecer testagem rápida de sífilis e HIV para as mulheres acolhidas no local. Também haverá orientações de prevenção às violências contra mulheres e a divulgação de métodos contraceptivos disponíveis. Além disso, a médica ginecologista e obstetra da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, da Secretaria Municipal da Saúde, Karina Prosdócimo, fará uma palestra com o tema “Saúde da Mulher”.

Local: Casa de Passagem Casa das Mulheres, Rua Desembargador Westphalen, 1845 – Rebouças
Horário: 9h

DEFESA SOCIAL E TRÂNSITO

No dia 8 de março, equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito participam de uma feira de serviços organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) que acontecerá na Praça Barbosa, das 9h às 15h.

O objetivo é divulgar serviços de segurança pública para proteção e defesa das mulheres. Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Departamento de Política sobre Drogas e da Patrulha Maria da Penha estarão com tendas no local para distribuição de materiais e orientações.

Ainda no dia 8, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Curitiba comemora nove anos de atuação e atendimento às mulheres vítimas de violência.


FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL (FAS)

A FAS, em parceria com supermercados, farmácias, hotel, empresas de alimentação e de produtos têxteis, vai promover 11 processos seletivos exclusivos para as mulheres. Serão 472 vagas de emprego.

No dia 9, das 14h às 16h, a FAS promove uma ação para a comunidade no Cras Parolin, com palestra sobre prevenção à violência contra mulher, em parceria com a Assessoria de Direitos Humanos – Políticas para as Mulheres, e uma apresentação cultural da organização social Sociedade Bíblica do Brasil.


MEIO AMBIENTE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está entregando um grande jardim de flores com a obra Espírito Feminino – Não Pise nas Flores, uma criação de Claudio Araujo e Cristina Yamada implantada e mantida pela Prefeitura. A homenagem foi instalada aos pés do Farol das Cidades, vizinho à Pedreira Paulo Leminski.

As linhas que criam o desenho no solo são marcadas por um caminho de grama que permite entrar no Jardim e ficar cercado pelas flores.


SAÚDE DA SERVIDORA

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), irá realizar ações para a campanha Março Lilás, de prevenção ao câncer de colo de útero, e homenagem ao mês da mulher como um todo. Em março as servidoras terão acesso a:

– Exame Papanicolau (preventivo) isento de coparticipação para as beneficiárias. Coleta realizada no próprio ICS. Agendamento e informações no 3330-6088 ou diretamente na DAPS.

– Mutirão de Odontologia no dia 4/3, das 8h às 13h, para todos os beneficiários. CLIQUE AQUI e saiba mais.

– Curso de Orientação para Gestantes nos dias 10 e 17/03, das 14h às 17h30. Inscrições no telefone 3330-6088. CLIQUE AQUI e saiba mais.

Palestras de conscientização: 

14/03 (terça-feira)Comportamento Seguro; tendo como palestrantes a GM Gislaine Aparecida Sneiko Szumski e a GM Juliana Tozzi Pinto, ambas da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Curitiba.
Local: Auditório Beneficiário Jaime Lerner, localizado no Centro de Saúde do ICS (Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças)
Horário: 10h30

21/03 (terça-feira) Aspectos da segurança e direitos da mulher – tendo como palestrante Marcia Rejane Vieira Marcondes, delegada de polícia aposentada.
Local: Auditório Beneficiário Jaime Lerner, localizado no Centro de Saúde do ICS (Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças)
Horário: 15h30