Grande Curitiba

Falta de medicamentos no Brasil afeta abastecimento em Rio Branco do Sul

11 de maio de 2022 às 14:06
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Está no noticiário nacional, nas manchetes de todos os jornais e meios de comunicação, a falta de insumos para a produção de medicamentos no Brasil. A ausência dos componentes tem ocasionado o desabastecimento de remédios na rede pública e privada em todo País, e em Rio Branco do Sul, o problema infelizmente se reflete.

Segundo entidades do setor produtivo, há dificuldades de importação dos insumos em função da guerra na Ucrânia, lockdown na China por conta da pandemia do coronavírus, entre outros fatores incluindo os altos custos dos produtos que tem afetado sobremaneira a indústria de medicamentos no mundo.

Diante deste cenário, constatado como grave pelos especialistas, as instituições públicas têm realizado seguidas licitações, com ampla concorrência para a compra de remédios, porém não há, até no momento, quem possa atender efetivamente as demandas, visto que os certames muitas vezes têm sido desertos ou fracassados.

Porém, a Prefeitura de Rio Branco do Sul, por intermédio da secretaria de Saúde, ciente desta dificuldade e do desconforto que isso gera na população, que busca por medicamentos nas farmácias municipais instaladas nas Unidades urbanas Central, Vila Velha e Papanduva e nas rurais do Bromado, Tacaniça e Açungui, além do serviço itinerante, está realizando todos os esforços para solucionar o mais breve possível esta questão.

Para isso, a saúde municipal implementou os recursos disponíveis para a aquisição de medicamentos, o que antes era de R$ 40 mil (de 2014 a 2020) passará para atuais R$ 110 mil, visando restabelecer, já neste segundo semestre, o abastecimento e as demandas reais dos pacientes rio-branquenses, especialmente os que integram os programas de uso contínuo de Hipertensão, Diabéticos, Gestantes, Crianças e Saúde Mental.

Vale destacar ainda que o município integra o Consórcio Paraná Medicamentos pelo qual irá adquirir uma relação de remédios formada por 138 itens, para atender todos os quantitativos e as necessidades da população que necessita destes medicamentos.