Prefeitura lança programa Agência do Trabalhador Itinerante nas escolas estaduais

COM ASSESSORIAS – Com educação e promoção da empregabilidade a gente vai mais longe e a Prefeitura de Rio Branco do Sul está comprometida com esta proposta. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Departamento de Geração de Emprego e Renda e Departamento de Indústria e Comércio, promoveu na última terça-feira (10), o lançamento da Agência do Trabalhador Itinerante nas escolas.
Participaram do evento diretores e pedagogos de 7 instituições de ensino estaduais do município. O objetivo é levar aos estudantes de ensino médio, especificamente do 3° ano, que estão concluindo informações sobre o mercado de trabalho, vagas de emprego, dicas de entrevistas e elaboração de currículo, além de cadastrá-los no SINE (Sistema Nacional de Emprego) para futura colocação no mercado de trabalho.
A abertura do Programa foi feita pelo Secretário Bruno, seguido do diretor de Emprego e Renda Ramon Elias Cruz e a Gerente da Agência do trabalhador Bruna Dias Fernandes, que apresentaram as ações da Agência e como são feitos os atendimentos e encaminhamentos, e ainda, o elevado número de vagas conquistadas pelo município na atual gestão, e o funcionamento do Programa nas escolas.
O Diretor de Indústria e Comércio Jean Michael de Oliveira, destacou a importância do programa, o compromisso da gestão com os jovens e o encaminhamento para o mercado de trabalho. Jean igualmente ressaltou os avanços de empregabilidade decorrentes do programa de estágio municipal iniciado em 2021, com a participação de mais de 80 estudantes, do curso de Pedagogia e Magistério e do Ensino Médio (selecionados pelas escolas estaduais e CREAS), que tiveram a oportunidade de estagiar para a Secretaria de Educação e demais órgãos da administração pública municipal.
Por fim, os participantes das escolas estaduais, dentre eles, a documentadora Elisangela Rodrigues Baido, agradeceram o empenho e dedicação com seus alunos e salientaram a importância das ações apresentadas, voltadas à promoção do futuro profissional dos jovens rio-branquenses, fato mencionado por eles como sendo inédito por parte da gestão pública municipal.