Grande Curitiba

Novos agentes de endemias realizam ações de saúde no município

21 de junho de 2022 às 12:23
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Rio Branco do Sul reforçou o trabalho de prevenção e controle de doenças que podem causar epidemias, com a contratação por Processo Seletivo Simplificado (PSS) de novos Agentes de Combate a Endemias (ACEs).

Esses profissionais já estão nas ruas desempenhando papel relevante no município, pois são responsáveis pela prevenção e auxílio no combate à doenças endêmicas como dengue, chagas, leishmaniose, entre outras e também no controle à proliferação e aparecimento de animais peçonhentos como serpentes, escorpiões e aranhas.

Os ACEs circulam pelos bairros juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), inspecionando as áreas externas dos domicílios e fornecendo orientações quanto as cuidados a serem tomados. Estes profissionais atuam com crachá de identificação e devem ser bem recebidos pelos moradores, pois prestam serviço relevante em favor da saúde de todos.

Além desse trabalho nos bairros os ACEs também estão nas Unidades de Saúde, para atender as demandas e denúncias da população.

Para auxiliar no combate às endemias no município, é essencial que você também faça a sua parte na sua comunidade, ajudando a destruir focos e criadouros dos mosquitos, como potes com água, pneus e outros materiais que possam gerar o mosquito.

Não acumule entulhos e nem deixe materiais expostos no tempo.

Cuidados com a saúde é responsabilidade e dever de todos!