Grande Curitiba

SMAPA realiza curso gratuito de panificação no bairro Jacaré

Capacitação visa fortalecer a agricultura familiar e a geração de renda no campo
31 de janeiro de 2023 às 11:41
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Para marcar o início das capacitações gratuitas de 2023, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu entre os dias 25 e 26 de janeiro, na cozinha comunitária Santa Cecília, na localidade do Jacaré, o curso de panificação.

A capacitação contou com a participação de 13 participantes das comunidades de Pernambuco, Congonhas, Acungui, Jacaré, Ribeira Três barras, Areis do Rosário e Água Branca.

Por meio de aulas teóricas e práticas, ministradas pela instrutora Joelma Kapp, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR, elas puderam aprender sobre técnicas voltadas à produção de pães, pizzas, bolos, biscoitos.

De acordo com a médica veterinária Inara Almeida, que coordena os cursos da SMAPA, a iniciativa favorece o fortalecimento dos pequenos produtores rurais e suas famílias. “O objetivo é melhorarmos a segurança alimentar no campo e incrementar a renda das famílias, com a possibilidade de venda de produtos na nossa Feira do Agricultor, que acontece a cada mês.

A Josiane Machado, do Jacaré, falou da sua experiência como aluna. “Agradeço de todo coração por essa oportunidade de aprender tanta coisa boa. Se fosse pra pagar eu mesma não teria condições de fazer. Espero poder participar de mais vezes”.

A participante Inara Aparecida Pereira também destacou a importância do aprendizado recebido. “Foi uma experiência incrível, que vou levar para o resto da vida. Só tenho a agradecer à Prefeitura e todos os envolvidos”.

Os trabalhadores ou produtores rurais interessados em participar das próximas capacitações programadas pela SMAPA devem procurar o setor, na Rua Paraná, nº 60, centro, próximo ao Colégio Estadual Maria da Luz Furquim.