Grande Curitiba

SMAPA encerra segundo protocolo de inseminação artificial em tempo fixo

Serviço gratuito oferecido aos produtores favorece o melhoramento genético do rebanho e da qualidade produtiva
7 de março de 2023 às 11:36
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) finalizou no último mês os trabalhos de inseminação gratuita de 82 matrizes bovinas e bubalinas em 7 propriedades rurais.

A veterinária Inara Almeida explica que a ação conta com adoção de protocolos que incluem seleção dos animais, utilização de hormônio para sincronização de cio, sêmen de alta qualidade genética e ultrassonografia para confirmação de prenhes e que os produtores receberão acompanhamento de técnicos do município durante todo o período do programa.

O produtor Eliezer do Açungui, falou das vantagens ao participar do programa. “Com este sistema a gente consegue manter a vaca amamentando ao mesmo tem de prenhes, permite programar o nascimento na mesma época, o que facilita o manejo e a comercialização”.

O processo de capacitação e de inseminação foi oferecido sem nenhum custo aos produtores, gerando uma economia de aproximadamente R$6 mil por animal para fazer a IATF.

Para o secretário Glailson Santos “o grande benefício do programa do programa é o melhoramento genético do rebanho, que agrega valores às produções de leite e corte e que sai a custo zero para o produtor.

O programa de inseminação

O trabalho de implantação do sistema de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) faz parte do programa + Mais Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético agrofamiliar brasileiro. Teve início a partir da adesão dos produtores interessados, que participaram de capacitação durante o lançamento do programa, ocorrido em agosto de 2022. A iniciativa é voltada a disponibilizar gratuitamente, aos pecuaristas locais a biotecnologia de reprodução de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

A iniciativa faz parte de Acordo de Cooperação Técnica, entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONFER) e o município, para que os produtores rio-branquenses possam melhorar os índices de produtividade e a lucratividade do rebanho leiteiro e de corte, ampliando assim as perspectivas de futuro.