Escola recebe palestra do Poder Judiciário sobre violência contra a mulher

COM ASSESSORIAS – Para fortalecer a proteção feminina a Escola Municipal Victor de Oliveira Franco recebeu a palestra proferida pela dra Marina Lorena Pasqualotto, juíza de Direito da Vara Criminal, Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco do Sul. De maneira didática a magistrada abordou o “Combate à violência doméstica e familiar contra mulher”, destacando suas peculiaridades que norteiam principalmente a vivência familiar, onde comumente o problema se manifesta. “Normalmente a violência contra a mulher começa com um xingamento ou com algo menor e vai crescendo até chegar à violência física e sexual. O agressor fala que vai mudar, mas é muito difícil ela romper esse ciclo de violência sozinha, enfatizou.”
Dentro do contexto protetivo dra Marina ressaltou os avanços, como a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que define que a violência doméstica contra a mulher como crime e aponta formas de evitar, enfrentar e punir a agressão, e da necessidade de as vítimas procurarem apoio, seja por meio do CREAS como pelo Poder Judiciário que apresentam preparo adequando para a realização de atendimento de casos de violência.
Na oportunidade foi aberto espaço para discussão e apresentação de questionamentos pelos participantes sobre o tema.
A realização de palestras nas escolas faz parte de ação educativa e informativa do Poder Judiciário e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito municipal Airton Nodary e a secretária de Educação Elisabete Rodrigues Baido.