Grande Curitiba

Educação inicia Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Programação que acontece de 21 a 28 de agosto é voltada à promoção da inclusão com realização de diversas atividades.
22 de agosto de 2023 às 15:49
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – De 21 a 28 de agosto a Secretaria Municipal de Educação promove a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, um período dedicado a promover a conscientização, a inclusão e o respeito às pessoas que possuem algum impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial.

Em grande evento realizado na ASEM, que contou com a presença de profissionais do ensino municipal, entre professores, diretores, coordenadores e estagiários, foi dada visibilidade a essa temática de grande relevância social, com foco na educação inclusiva e respeito às diferenças.

“Conectar e somar para construir inclusão” é o tema dessa semana especial, que contará com diversas atividades no município.

A Diretora de Departamento de Educação Especial, Elaine Viana iniciou os pronunciamentos declarando sua satisfação em fazer parte de desse período de grande relevância para a construção da inclusão social. “É com muita alegria que iniciamos esta semana para falar de inclusão, de lutas de superação, e reforçar a importância da conscientização para a eliminação de barreiras, que dificultam a vida das pessoas com algum tipo de deficiência”. Em seguida a prefeita Karime Fayad fez a entrega do cordão de girassóis – símbolo da pessoa com deficiência oculta -, ao aluno Eric, que veio acompanhado da mãe Francielly dos Santos. Em discurso a chefe do executivo municipal ressaltou a relevância desse período e a abrangência das ações da rede municipal de ensino, voltadas à inclusão. “Tenho o prazer de participar desta semana que acontece nacionalmente desde 2007 e que foi instituída por lei federal para dar voz às pessoas com deficiência. Precisamos ouvi-las buscar saber as suas necessidades. Temos compromisso com esta causa e promovemos uma educação inclusiva, para isso, contratamos 90 estagiários, para auxiliar os professores em sala de aula, instalamos parquinhos com brinquedos adaptados, reformamos o CMAE e vamos continuar realizando outras conquistas”.

O evento seguiu com apresentações culturais, como dos alunos da Escola Especial Maria Aidê, alunas do curso de libras com a professora Abegail do Valle Boutin, professor Jessé, e ainda, relatos emocionantes de superação, como do paratleta João Lucas Bezerra, que após perder uma das pernas, ao ser atropelado por um motorista alcoolizado, na Rodovia dos Minérios, em 2015, encontrou força no esporte e conquistou diversos títulos, entre eles, medalha de bronze no Circuito Mundial de Natação Paraolímpica, na Alemanha.