Alunos do 4º ano exploram riscos geotécnicos em visita à UFPR

COM ASSESSORIAS – Alunos do 4° ano da Escola Municipal do Campo Luiz Segundo Fiorese embarcaram em uma emocionante jornada educativa no dia 18 de agosto. Acompanhados pelo Grupo de Estudos em Geotecnia (GEGEO), tiveram a oportunidade de visitar a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Nessa ocasião os estudantes puderam mergulhar no universo dos riscos geotécnicos, explorando conceitos cruciais para entender o meio ambiente. As atividades envolveram experiências práticas e interativas, incluindo a análise de maquetes que simulam deslizamentos de solos em encostas. Com foco na permeabilidade e plasticidade do solo, os alunos puderam compreender os intrincados detalhes desses fenômenos naturais.
Outra parte empolgante da jornada foi aprender sobre o papel vital da vegetação na estabilidade das encostas, os efeitos benéficos das plantas, os estudantes estão ajudando a construir um futuro mais seguro e sustentável para o planeta.
De acordo com os Agentes de Defesa Civil Diego Agner e Valdir Luciano essa experiência diferente não apenas impulsiona o desenvolvimento de uma ciência cidadã entre os jovens, mas também nutre a conscientização ambiental, guiando-os para se tornarem guardiões responsáveis do ecossistema.