Grande Curitiba

Projeto Morar Bem Madre celebra empoderamento feminino em formatura na ASEM

Iniciativa de Arquitetura e Urbanismo em Rio Branco do Sul Transforma Vidas e capacita Mulheres para a Construção Civil
5 de setembro de 2023 às 17:12
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Noite de celebração e alegria na última sexta-feira (01/09), marcou o encerramento e certificação dos alunos do Projeto Morar Bem Madre, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul, juntamente com a Ambiens Sociedade Corporativa e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), para melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável.

A solenidade foi realizada na Associação dos Servidores Municipais (ASEM) e contou com a presença de diversas autoridades, formandos e suas famílias.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Stefania Poeta Pontes deu início aos pronunciamentos ao falar da satisfação de fazer parte desse projeto, juntamente com sua equipe de trabalho, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas. ”Para nós é uma honra fazer parte deste momento tão especial, que destaca principalmente a perseverança e a força feminina. Ao participar das oficinas e concluírem essa formação vocês mostraram que nós mulheres podemos ocupar lugares, de domínio masculino, como na construção civil”.

Visivelmente emocionada a prefeita Karime Fayad parabenizou a todos os organizadores do evento, do projeto, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e os participantes das oficinas, que abre portas para um futuro promissor e moradia digna. “Agradeço ao CAU, a Ambiens, a SMASH por ajudar a realizar esse projeto, que leva o nome de Rio Branco do Sul por todo o país, tem ajudado a mudar a imagem dessa cidade, trouxe pertencimento, além de proporcionar uma nova profissão a essas mulheres. A Madre é importante para nós, por isso investimos em política habitacional nessa região. É um orgulho imenso ser a prefeita e tentar melhorar a vida de vocês. Espero poder proporcionar muito mais coisas”.

Com a palavra o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Milton Zanelatto igualmente falou da satisfação em fazer parte dessa iniciativa habitacional, que contribui para o empoderamento feminino. “É uma satisfação encampar a consolidação dessa iniciativa. Isso é muito gratificante, porque a gente vê a realização de um sonho na prática e mulheres sendo empoderadas pela construção das próprias casas, sendo protagonistas de sua história e inspiração para muitas outras. Para nós do CAU é uma imensa alegria saber que estamos investindo em ações que proporcionam tantas oportunidades e vivenciar essa experiência com vocês”.

A arquiteta e urbanista Adriane Nunes Ferreira, da Ambiens Sociedade Cooperativa, responsável pela capacitação dos formandos. “Foi um processo intenso, coletivo e muito gratificante, que nos fez entender a importância do arquiteto no contexto de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS). É inspirador e fez toda diferença dedicar-se nesses 22 sábados para a construção das moradias, que envolveu perseverança, amizade, um futuro melhor para essas pessoas e o exemplo para outras comunidades”, salientou.

Ao fim dos pronunciamentos os formandos receberam seus certificados, juntamente com um kit ferramentas e ainda aventais confeccionados pelas mulheres do Projeto Costurando o Futuro, uma iniciativa de grande relevância conduzida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e integrado por mulheres atendidas pelo CREAS.

Além das autoridades mencionadas, integraram a mesa de trabalhos da solenidade, a senhora Juíza de Direito da Comarca Sigret Heloyna Raymundo de Camargo Vianna, a vereadora de Curitiba Maria Letícia e o presidente da Câmara de Vereadores Joel Coutinho. A deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, embora não estando presente, fez questão de enviar um vídeo destacando a importância dessa formatura e do Projeto Morar Bem Madre na vida da comunidade. Já os formandos, foram representados pela aluna Tanea Maria Ribeiro da Silva, Estefanie Fernanda Mariano, acompanhada pelo filho David; Rosangela Cordeiro dos Santos e Gisele Aparecida Cordeiro de Almeida.