Agricultura comemora nascimento da 1ª bezerra do Programa Mais Pecuária Brasil

COM ASSESSORIAS – Nasceu a primeira bezerra do Programa Mais Pecuária Brasil, realizado no município, em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer). A iniciativa, comemorada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) é voltada ao melhoramento genético, através de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), técnica na qual se determina a data e horário em que um lote de fêmeas serão inseminadas.
De acordo com a médica veterinária da SMAPA Inara Correa Almeida, o primeiro protocolo de IATF encerrou-se dia 18 de novembro, com a inseminação de 87 matrizes em 5 propriedades rurais.
O nascimento da primeira bezerra, que leva o nome de Polaca, aconteceu no dia 31 de agosto, no Rancho HB, de propriedade do Atamir Prestes, na localidade do jacaré.
“Era um grande sonho aplicar este sistema de IATF em minha propriedade, daí quando fiquei sabendo que vinha pra nossa região, em parceria com o município, logo me inscrevi no programa para participar. Agora aguardamos ansiosos os outros nascimentos.”, declarou Altamir.
A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é um método avançado de reprodução que permite aos produtores melhorar a qualidade, os índices de produtividade e a lucratividade do rebanho leiteiro e de corte, com uma chance de prenhes de 50%, de acordo com a média nacional, mas que no rancho HB chegou a 66%, surpreendendo inclusive os veterinários que fizeram todo o acompanhamento.
“Fico muito feliz pelo resultado e agradeço à prefeitura de Rio Branco do Sul, que pela primeira vez trouxe este programa pra nós aqui da região, e em especial ao pessoal da Agricultura, a Inara o Glailson e as demais pessoas, que estão à frente deste programa se dedicando a trazer essa melhoria pra gente”, concluiu o produtor.