Grande Curitiba

Palestra promovida pela SMASH destaca desafios e a importância da inclusão no Dia Mundial do Surdo

Com apoio de intérprete de libras a professora Regina do Valle abordou diversas temáticas sobre a importância da inclusão para a promoção da cidadania à comunidade surda.
27 de setembro de 2023 às 16:06
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Conscientização, desafios e os direitos das pessoas com deficiência foram temas da palestra ministrada pela professora Regina do Valle ontem (26/09), na ASEM. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SMASH) em alusão ao Dia Mundial do Surdo.

De maneira didática e com acompanhamento de intérprete de libras, a palestrante discutiu os diversos tipos de deficiência, a importância da inclusão social em todas as esferas, como trabalho, educação, saúde, assistência, dignidade e cidadania.

O dia Nacional do Surdo é uma data significativa de luta desse grupo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas, o que corresponde a 2,7 milhões desse público. Isso ressalta a relevância de discussões que favoreçam mudanças sociais e culturais, para fortalecer a luta pela inclusão de forma abrangente, ampliar as garantias e a efetivação de direitos.

No município, há oferta de curso básico e intermediário de Libras, realizado no Polo Universitário Professora Rosina Costa de Moraes e dirigido gratuitamente aos professores da rede municipal e comunidade em geral. No Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), alunos com problemas auditivos contam com psicólogo e intérprete de atendimento de fonoaudiologia.

Além disso, de acordo com a secretária Stefania Poeta Pontes (SMASH), a prefeita Karime Fayad recentemente enviou à Câmara Municipal projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, revogando lei anterior, que nunca foi colocada em prática. “Esse é um momento importante para o fortalecimento da participação social no debate e ampliação das políticas públicas para esse público. Por isso, no dia 20 de outubro será realizado um Encontro Temático a respeito dos Direitos das Pessoas com Deficiência, para a realização da eleição dos novos conselheiros”, concluiu a secretária.