Grande Curitiba

Prefeitura de Rio Branco do Sul inaugura Praça do Cruzeiro

Solenidade que contou com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom José Antonio Peruzzo destacou o compromisso com a acessibilidade e o resgate cultural.
16 de fevereiro de 2024 às 16:57
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul inaugurou nesta quinta-feira (15/02) a Praça do Cruzeiro, um importante espaço de manifestação da fé e de resgate histórico aos rio-branquenses. A solenidade foi realizada durante uma emocionante missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, o pároco, padre José Mussiol Neto e dos padres Tiago Polonha, Cleberson Evangelista e Eder Szpak Meiga.

A Praça do Cruzeiro localizada no centro da cidade, entre as ruas Domingos de Faria e Padre Ribeiro, passou por processo de revitalização com a realização de diversas melhorias urbanísticas, para garantir acessibilidade às pessoas, com colocação de rampas, corrimãos, mesa e bancos, paisagismo e recolocação da cruz histórica que existia desde a década de 1980 e que estava ofuscada entre construções irregulares.

“Investimos nessa praça, lugar público, garantido pela Constituição e que foi tomada de maneira irregular. Recuperamos com o compromisso de cuidar com zelo e amor e torná-la acessível para todos, destacou a prefeita Karime Fayad.

Durante seu pronunciamento Dom Peruzzo enalteceu a iniciativa da prefeitura, ao recuperar um espaço de grande significado para a comunidade. “A inauguração dessa praça tem um significado muito importante, pois traz a cruz, símbolo de que queremos seguir Jesus e realimentar a fé. Que possamos vir até aqui para lembrar que até as nossas lágrimas fazem parte da nossa história e se tornam promessa de ressurreição. Que este lugar seja fonte de bênçãos para esta cidade”, declarou Dom Peruzzo durante sua bênção.

Ao término da celebração, a prefeita Karime acompanhada de Dom Peruzzo descerrou a cruz inaugural da praça, que poderá ser utilizada como espaço de lazer e contemplação a toda população.

Também estiveram presentes no evento o presidente do Legislativo Municipal Joel Coutinho, os vereadores Professor Du Bittencourt, Eleandro Fontoura, Raquel Mormaii, secretários municipais, servidores, comerciantes e a comunidade.

A Praça do Cruzeiro

A construção da Praça do Cruzeiro tem como propósito o resgate histórico, religioso e cultural de Rio Branco do Sul. A construção da nova cruz e a placa com informações históricas da praça contou com a colaboração do pároco da cidade, padre José Mussiol Neto. Para essa realização o município também contou com a doação de pedra de mármore pela Paraná Granito, intermediada pelo empresário Jaime Tavares, junto ao proprietário da empresa, Aníbal Souza Lopes.

O local inicialmente foi um marco regulatório de chegada das Santas Missões Populares – Movimento da Congregação dos Freis Capuchinhos, surgida na década de 1980, com a preparação para a virada do milênio, época em que a Paróquia Nossa Senhora do Amparo era conduzida pelo saudoso e estimado Frei Ivo Severino Bonamigo. Na época foi fixada uma cruz no local, que a partir de ocupações desordenadas e ausência de zelo enquanto espaço público foi perdendo o seu grau de importância. Com a criação da Praça do Cruzeiro o município resgata esse período tão significativo e de valorização dos rio-branquenses.