Eleições de Conselhos Assistenciais promovem participação comunitária e cidadania em Rio Branco do Sul
COM ASSESSORIAS – O auditório do Polo Universitário UAB Professora Rosina Costa de Moraes foi palco na manhã de quinta-feira (03/04), das eleições para a escola dos representantes titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) para o biênio 2024 – 2026. O evento coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e da Secretaria dos Conselhos de Direitos teve como objetivo permitir ao cidadão a possibilidade de participar, acompanhar e avaliar as concepções e ações das políticas públicas, ensejando a intervenção ativa e propositiva no aprimoramento dos conselhos e na promoção de ações eficazes na defesa dos interesses dos grupos prioritários assistidos.
Durante a abertura dos trabalhos a secretária de Assistência, Stefania Poeta Pontes deu boas-vindas a todos e destacou a importância da participação social nas discussões e decisões sobre políticas públicas. “Com essa votação queremos hoje promover a transparência nos atos, compor propostas comuns à vontade da sociedade, pois isso fortalece a defesa de direitos e aprimora a relação da administração pública com os cidadãos, respeitando a autonomia das partes, fortalecendo as políticas de assistência social a partir das necessidades da população”.
Na oportunidade foram apresentadas as funções de cada conselho, sua composição e funções como mecanismo de controle, diálogo comunitário e busca por soluções a partir da participação conjunta entre comunidade e poder público.
Em seguida aconteceu a eleição dos novos conselheiros e apresentação dos eleitos integrantes de entidades legalmente constituídas, credenciadas e legalmente representadas.
Conselheiros eleitos para o CMDCA e respectivas entidades:
– Raquel Stresser de Jesus representante da APMI;
– Eliane Geffer Machado Bruning representante do Colégio Estadual Maria da Luz Furquim;
Conselheiros eleitos para o CMDI e respectivas entidades:
– André Ramalho de Oliveira representante da ACREJA;
– Julia Elisa Brunello representante colegiado de idosos;
– Alexandre Selinski representante da ACARS.
Conselheiros eleitos para o CMAS e respectivas entidades:
– Raquel Stresser de Jesus representante da APMI;
– Alexandre Selinski representante da ACARS;
– Andre Ramalho de Oliveira- Representante da ACREJA;
– Nicolas Gonçalves, representante da Casa de Recuperação Ossos Secos (CROSS);
– Elisabete Alves da Silva.
Autoridades presentes: vice-prefeito Ailton Nodary, vereador Professor Du Bittencourt, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aline Souto Lopes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Eloina Chechi de Cristo Pflanzer, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Elisane Souza Miranda e representantes do Conselho Tutelar.