Grande Curitiba

Primeiro Fórum dos Direitos da Mulher é realizado em Rio Branco do Sul

Evento marca eleição do Conselho Municipal e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres.
19 de junho de 2024 às 16:34
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Em defesa dos direitos femininos, a Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul realizou na última sexta-feira (14) o Primeiro Fórum dos Direitos da Mulher e a eleição da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Stefania Poeta Pontes iniciou os pronunciamentos reforçando a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas à defesa dos diretos das mulheres. “Estou muito feliz em estar aqui hoje com vocês para discutirmos uma temática tão importante para a sociedade e a eleição do conselho que vai atuar no controle social e fortalecer a rede de proteção às mulheres”.

A programação do evento, realizado no Polo Universitário UAB, no centro da cidade, contou com uma belíssima apresentação musical das meninas do projeto social municipal Musicalidade e uma palestra ministrada pela Professora Universitária da PUC-PR, que falou sobre o tema “Os Desafios no Combate à Violência Contra a Mulher”. Durante sua fala, a palestrante promoveu uma contextualização histórica sobre a temática, destacando formas de violência física, psicológica e sexual vivenciadas pelas mulheres e a importância da participação feminina na luta por seus direitos e de fomentar o debate em sociedade sobre o problema como forma de fortalecer as políticas públicas para as mulheres.

Durante pronunciamento a prefeita Karime Fayad falou sobre os desafios da mulher ao longo do tempo na conquista de seus espaços na sociedade e a importância do fortalecimento de políticas públicas de proteção feminina. “Nossa trajetória é marcada por muitas lutas, obtidas após muitas décadas, porque nossa sociedade é machista e o sucesso feminino não é bem visto. Hoje vemos o aumento da violência de gênero, doméstica, mas não porque antes não existia, e sim porque agora elas estão entendendo que existe lei para defendê-las e para que não haja impunidade. E nós estamos aqui hoje para fazer políticas públicas às mulheres, porque queremos evoluir para a construção de uma cidade com mais igualdade”.

Em defesa dos direitos das mulheres rio-branquenses, destaca-se que o município é referência na defesa dessa agenda. Por intermédio do CREAS, realiza o atendimento socioemocional de mulheres em situação de violência doméstica através do PAEFI, que é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados. Além deste auxílio, as mulheres vítimas de violência são prioridade na concessão de benefícios socioassistenciais como: Cartão RBS sem fome, Vale Gás Social, Aluguel Social, Kit Moradia, Bolsa Família, cursos de capacitação, entre outros benefícios e serviços da política municipal de assistência social e habitação.

Em um segundo momento do evento aconteceu a eleição dos representantes da sociedade civil do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, composto por Janaina Martins Stresser, Juliana Silva Simão, Mônica Thais Ferreira dos Santos, Mariangela Mejias e Amanda Rafaela Siqueira.

Autoridades presentes: vereador Professor Du Bittencourt, Secretária de Meio Ambiente Jucimara Dobrila, Secretária de Desenvolvimento Econômico Jhessica Stocko e Secretário de Cultura Robson Maestreli.