Rio Branco do Sul se une ao Paraná na Caminhada do Meio-Dia Contra o Feminicídio

COM ASSESSORIAS – A manhã desta terça-feira (22/07) foi marcada por mobilização e conscientização social em Rio Branco do Sul, durante a 3ª Caminhada do Meio-Dia, que integra o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei nº 19.873/2019. A concentração começou às 11h30 na Avenida Derson Costa, com a entrega de balões brancos — símbolos da paz — e fitas coloridas. Em seguida, os participantes seguiram por ruas centrais da cidade até a Praça da Vila Velha, onde mudas de plantas foram entregues em ato simbólico de esperança e renovação.
O evento contou com a presença da prefeita Karime Fayad, do vice-prefeito Airton Nodary, representantes do Legislativo, da secretária de Assistência Social e Habitação Roberta Cibin, representantes da comunidade e servidores municipais. Na ocasião a secretária destacou o envolvimento das cidades paranaenses na mobilização e reforçou que o feminicídio é o desfecho trágico de uma escalada de violências. “Num trabalho institucional da Prefeitura, foi criado o Departamento da Mulher para proteger e acolher vítimas de todo tipo de violência — seja física, psicológica, patrimonial ou moral. Desde então já recebemos muitas manifestações e estamos a disposição para receber todas as vítimas e quem queira denunciar situações de violência para que elas entendam que não estão sozinhas nessa luta”, afirmou.
A prefeita Karime Fayad também reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas de proteção às mulheres. “Perdemos duas jovens rio-branquenses para o feminicídio em apenas sete meses. Não vamos admitir mais retrocessos. Em breve iniciaremos a construção do CRAN — Centro de Referência e Atendimento à Mulher —, uma obra estruturante no enfrentamento à violência”, anunciou. A prefeita ainda defendeu a importância da educação humanizada e do fortalecimento das redes de apoio na defesa das mulheres.