Grande Curitiba

CastraPet realiza castrações gratuitas em São José dos Pinhais

15 de junho de 2021 às 18:49
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Mais de 550 animais serão castrados gratuitamente em São José dos Pinhais, por meio do CastraPet – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos. A iniciativa realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, teve início nesta terça-feira (15), em estrutura montada na Praça da Juventude, no Guatupê.

O CastraPet é uma ação executada pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares e parcerias das prefeituras. Em São José dos Pinhais, R$100 mil foram disponibilizados para a castração de 553 animais, por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Bührer.

“Essa é uma ação para todos nós que gostamos de pet. O objetivo é darmos condições e melhor qualidade de vida a esses animais. Por isso não pensamos duas vezes na hora de disponibilizar recursos para essa iniciativa. Acredito que esse valor venha para contribuir muito nessa campanha, em que todos estão de parabéns pelo excelente trabalho”, comentou o deputado estadual Francisco Bührer.

A ação no município encerra o primeiro ciclo do programa, que ao todo contemplou 45 cidades e cerca de 15 mil pets. Até o dia 26 de junho, serão castrados os animais que já contam com um cadastro prévio, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Não há mais vagas disponíveis para a primeira etapa. As cirurgias são gratuitas e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.

Para a prefeita Nina Singer, este é um serviço que vai ajudar muitas famílias que querem cuidar com ainda mais carinho de seus pets. “Gostaria de agradecer a todos pelo trabalho que está sendo realizado aqui e ao deputado Francisco Bührer pela sensibilidade”, afirma a prefeita.

Estiveram presentes durante o lançamento da ação a prefeita, Nina Singer, o vice-prefeito, Professor Assis, o deputado estadual, Francisco Bührer, o secretário de Governo, Thiago Bührer, o secretário de Meio Ambiente, Wagner Zaclikevis, o vereador, Delegado Michel e membros das equipes das secretarias.