Grande Curitiba

Educação otimiza serviços de manutenção nas unidades de ensino

16 de julho de 2021 às 16:39
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Agilidade e atendimento com excelência marcam a nova fase dos trabalhos de manutenção na Rede Municipal de Ensino. Para suprir a grande demanda e oferecer manutenção adequada para as unidades educacionais, a equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi reestruturada.

Conforme os pedidos são encaminhados à Semed, eles são analisados, organizados de acordo com a urgência e separados para os profissionais da manutenção. Com mais de cem unidades no município e um grande número de solicitações, a equipe precisa agir de forma otimizada e com a resolução dos problemas apresentados.

São realizados consertos elétricos e hidráulicos, melhorias estruturais, além de reformas e reparos gerais. E os resultados já podem ser presenciados no dia a dia da educação, conforme explica a diretora do Cmei Maria da Piedade Souza Cortes, Marilene Schuertz. “Alguns reparos eram aguardados desde 2019, e agora foram resolvidos. A equipe passou três dias fazendo as reformas de melhorias na unidade. Agradeço imensamente a dedicação e o trabalho desenvolvido”, destacou.

No Cmei Cantinho do Céu, a nova forma de atender as solicitações causou surpresa. “Temos recebido as equipes de manutenção sempre dispostas em auxiliar no que é preciso, atuando de forma ativa, fazendo acontecer de verdade o que solicitamos, algumas vezes, mais até do que solicitamos. Sou sincera em dizer que me sinto surpreendida, pois não era uma realidade comum em nossa rotina”, explicou Karin Lamp, diretora do Cmei.

Quem também notou as mudanças nos trabalhos de manutenção foi a diretora do Cmei Caminhos da Serra. “Os serviços emergenciais e de hidráulica que foram solicitados no Cmei foram efetivamente resolvidos. A equipe nos atendeu com presteza, gentileza e muito profissionalismo”, falou Juliana Taborda.

Para o secretário de Educação Aldrian Matoso, essa reformulação vem para suprir uma grande necessidade na educação, que era a falta de manutenção adequada das unidades de ensino. “Nossos profissionais da manutenção devem atender às solicitações dos diretores e diretoras com competência, dedicação e respeito, pois assim conseguimos melhorias para toda a comunidade escolar”.

Além da reformulação das equipes próprias da Semed, duas novas empresas venceram os processos licitatórios para a execução de manutenções nas escolas e cmeis. “Com todo o apoio da prefeita Nina Singer, estamos começando uma nova fase no que diz respeito aos serviços de manutenção nas nossas unidades. Vamos acompanhar de perto o trabalho das duas novas empresas visando impactar positivamente nas condições das nossas escolas e Cmeis. Nossas crianças e nossos profissionais merecem o melhor sempre”, concluiu o secretário.