Grande Curitiba

Faltam 10 dias para acabar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022

22 de setembro de 2022 às 08:44
(Foto: Ary Portugal/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Faltando menos de 10 dias para o final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais informa que imunizou pouco mais de 33% do público alvo.

Segundo dados do próprio Ministério, a grande maioria dos municípios brasileiros está longe do índice proposto de 95% de vacinação contra a poliomielite, por exemplo. Em São José dos Pinhais, do dia 09 de setembro, até hoje (21 de setembro) a cobertura vacinal da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação saltou de 21,30% para 33,10% do público alvo para pólio, que são crianças na faixa etária de 01 a menores de 05 anos de idade, porém mesmo com um expressivo aumento, esses números são baixos.

Desta forma a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação do município iniciou um processo de busca ativa, a fim de atingir o maior número de crianças e jovens, até o final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, que é no dia 30 deste mês. Vale ressaltar que outro objetivo da Campanha, além da imunização contra a poliomielite, é reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Esta ação consiste em as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) entrarem em contato com CMEI’s e escolas particulares e efetuar a imunização nas instituições, com a devida autorização dos pais e/ou responsáveis. Segundo as equipes da Secretaria de Saúde, a projeção para um aumento significativo da cobertura vacinal é positiva diante dessa ação da administração pública, entretanto ressalta que o maior diferencial ainda está na proatividade dos pais em ter a responsabilidade de buscar a vacinação para os menores.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que completa 120 anos em 2022, a poliomielite, comumente chamada de pólio, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços.

O Brasil não detecta casos desde 1989, o que segundo consenso geral dos especialistas na área de Saúde, não é motivo para relaxar a imunização contínua. Em 1994 nosso país recebeu da OPAS a Certificação de Área Livre de Circulação do PVS, mesmo assim o Ministério da Saúde reforça que a multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e vacinar de forma indiscriminada, crianças de 01 a menores de 05 anos de idade que estejam com o esquema primário com a vacina VIP (intramuscular), com a vacina VOP (gotinhas).

O Ministério da Saúde ressalta ainda que a adoção dessa estratégia de multivacinação se justifica diante do cenário de baixas coberturas vacinais e a reintrodução do sarampo, por exemplo, além do risco da reintrodução da poliomielite e aumento de casos de doenças até então controladas. O declínio da cobertura vacinal começou em 2016 no Paraná.

A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais conta com o entendimento e conscientização de todos os pais e responsáveis de menores de idade, quanto à importância da vacinação contra a poliomielite e demais vacinas do Calendário Vacinal, a fim de proteger a vida das crianças e jovens, e solicita que os mesmos compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para efetuar a imunização contra a poliomielite e demais vacinas do esquema vacinal até o dia 30 de setembro.

O Ministério da Saúde informa as vacinas disponíveis em todo país até o dia 30 de setembro para completar a cobertura vacinal segundo o Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).