Grande Curitiba

Visão Zero: São José dos Pinhais sai na frente apoiando e implementando a campanha

1 de março de 2023 às 11:20
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Implantada em 1997, na Suécia, a Campanha Visão Zero tem como principal objetivo zerar mortos e feridos graves no trânsito, tendo como premissa que o erro humano é inevitável, porém não se pode aceitar que pessoas morram no trânsito e outras fiquem gravemente feridas a ponto de causar invalidez, ou seja, sinistros (acidentes) de trânsito podem até acontecer, mas não ao ponto de matar pessoas ou ferir gravemente. A implantação da Visão Zero na Suécia transformou este país em um dos mais seguros do mundo, sendo hoje exemplo para tantos outros países.

Visão Zero no Planejamento Viário do Paraná

Recentemente o Projeto de Lei Ordinária 86/2022, proposto pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que cria a Campanha Visão Zero foi aprovado, sendo compreendido por todos que nenhuma morte pode ser aceita, e que eventualmente os usuários do sistema viário podem até cometer erros, mas que os índices de mortos e feridos graves no trânsito devem ser totalmente erradicados.

São objetivos desta Lei:

I – a concretização da Visão Zero no Paraná, reduzindo ao máximo as mortes evitáveis no trânsito;

II – a garantia de segurança às pessoas em seus deslocamentos;

III – o desenvolvimento de um sistema viário sustentável;

IV – a equidade no uso dos espaços públicos de circulação, vias e logradouros;

V – a acessibilidade universal.

Responsabilidade do Órgão Municipal de Trânsito

Na expectativa de que este Projeto de Lei torne-se uma Lei efetivamente, o Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais (DEMUTRAN), vem trabalhando com implantações e intervenções de segurança viária com o intuito maior de reduzir ao máximo os mortos e lesionados graves no município, colocando a vida como prioridade no planejamento viário da cidade.

Estas ações favorecem a mobilidade para todos, a segurança viária e a fluidez no trânsito, sendo algumas delas: a implantação de protetores de pedestres, de guarda corpos em pontes, de binários, de sinalizações de trânsito com pinturas e renovação de placas, de implantações de semáforos, de ciclofaixas, de vias compartilhadas, de mudanças de sentido de via, de áreas de espera para motociclistas, de botoeiras inteligentes, de criações de terceira faixa, dentre outras que estão sendo realizadas.

Redutores de velocidade contribuem para diminuir as mortes e lesões graves no trânsito

Estudos mostram que o fator determinante de maior risco para os mortos e lesionados graves no trânsito é a velocidade, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Neste sentido, São José dos Pinhais, por meio do DEMUTRAN, há quase um ano vem realizando estudos em locais de maior risco envolvendo a velocidade na via com implantação de redutores de velocidade até então em fase de teste, sendo que no começo deste ano iniciou-se a operação destes, ou seja, desde então sujeitos à multa.

Os endereços onde os redutores de velocidade já estão em operação podem ser acessados pelo link.

VISÃO ZERO: NENHUMA MORTE NO TRÂNSITO É ACEITÁVEL