Grande Curitiba

PROCON-SJP e SEMUTT convocam empresas de telecomunicações para remoção e alinhamento de fios

31 de março de 2023 às 17:10
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – O PROCON de São José dos Pinhais e a Copel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica, convocaram as empresas de internet e telefonia que prestam serviços na cidade para uma reunião, realizada na tarde da última quinta-feira (30), no Paço Municipal. O objetivo é promover de forma conjunta, bairro a bairro, ações de ordenamento nos postes de energia. A Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) também esteve presente.

A organização do cabeamento aéreo e remoção dos fios irregulares, além de reduzir a possibilidade de acidentes e prejuízos, como curtos circuitos, minimiza a poluição visual nas ruas do município. De acordo com o Superintendente do PROCON de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola, a primeira região já está sendo beneficiada pela iniciativa. “Iniciamos esse trabalho no bairro Borda do Campo e, em breve, chegaremos a outros”, afirmou.

Resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da própria COPEL Distribuição visam regular o compartilhamento dos postes pelas empresas para a instalação da fiação. Em janeiro deste ano, aproximadamente 50 empresas já haviam sido notificadas pelo Procon, sob pena de multa, para apresentarem relatórios com fotos do antes e depois das ações.