CEMAEE Anne Sulivan oferece atendimento gratuito para pessoas com perda parcial ou total da visão
COM ASSESSORIAS – O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Anne Sullivan (CEMAEE), oferece atendimento gratuito para pessoas com perda parcial ou total da visão, além de outros problemas oculares. O espaço da Prefeitura de São José dos Pinhais, fica sob os cuidados da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Além de promover esse atendimento, o local ainda oferta aulas de braille, mobilidade, orientação e estímulo visual. Para melhor atender os frequentadores, o CEMAEE também é todo adaptado e recentemente ganhou pista tátil e placas de identificação dos espaços em braille, fundamentais para proporcionar mais independência na locomoção.
A Josieli é aluna do sistema de escrita tátil e estimulação visual. Ela tem baixa visão e participa semanalmente das aulas. O Felipe, também aluno de braille, já está “craque” no ditado de frases e no soroban, um instrumento de cálculo.
“Eu trabalho com os cegos aqui. Utilizo a tecnologia, sendo o uso do computador e do celular, tornando esses equipamentos acessíveis para que eles possam mexer com autonomia. Além de trabalhar também com o braille e soroban”, disse a professora do CEMAEE, Maria Ivanilde.
Os alunos com deficiência visual, matriculados em escolas regulares do município, tem os materiais utilizados em sala de aula em braile, produzidos no próprio CEMAEE Anne Sulivan. Já falamos de tanta coisa boa e ainda tem mais. O local também oferece cursos de braille e soroban para a comunidade – vagas que serão anunciadas em breve.
A diretora do CEMAEE, Andreia Marcia, explicou como está sendo importante o investimento da administração pública na unidade. “Essa gestão, em especial, nos possibilitou muitos materiais, além do que já tínhamos. Como a aquisição de novas máquinas em braille, utilizadas no trabalho com os alunos, várias bengalas, de quatro tamanhos diferentes e também a bengala verde, para alunos de baixa visão, enquanto a bengala comum é para cegos. Bem como máquina plastificadora, máquina fusora, que faz as atividades em alto relevo, e muitas outras melhorias”, afirmou.
Para participar de um ou mais programas é obrigatório possuir laudo de oftalmologista ou neurologista. O CEMAEE também realiza avaliação de alunos encaminhados por escolas e dá auxílio aos profissionais de educação das outras unidades.
Mais informações pelos telefones (41) 3381-6935 e (41) 3381-6934.