20º Festa Trentina celebrou a cultura italiana em Piraquara
COM ASSESSORIAS – No último domingo, dia 02 de julho, aconteceu na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, a 20ª edição da Festa Trentina. O evento, que celebra a tradição da cultura italiana mantida na região pelos imigrantes, que se instalaram no município em 1878, teve início no fim da manhã, com a missa celebrada pelo Padre Rafael, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção.
Nas proximidades do Parque Trentino, os visitantes puderam conhecer a Feirinha de Piraquara, que contou com feirantes do município e suas barracas de antiguidades, artesanato e culinária, ampliando as opções gastronômicas do evento. Neste ano, a Prefeitura implantou no salão do Parque Trentino, uma exposição que conta a história da colonização das 59 famílias oriundas da Província de Trento, que constituíram a Colônia Santa Maria do Novo Tirol há 145 anos.
Outra atração que por mais uma vez foi destaque na tradicional Festa, foi o Museu Trentino, que reproduz uma casa nos moldes das originais da época, além de objetos, a equipe do Departamento de Turismo estava caracterizada, ilustrando o tradicional cenário.
Além de fortalecer a tradição Trentina existente na região, a festa movimenta os produtores locais, que são os encarregados pela produção de grande parte dos alimentos consumidos no evento, como é o caso do grande almoço com pratos típicos italianos, servido no local.
Após o almoço, o grupo folclórico Primo Amore encantou o público com a apresentação de danças típicas italianas, e a caracterização dos integrantes, que resgatou a tradição dos colonos da época. Na sequência, o grande bingo, que foi realizado com o apoio do Rotary Club de Piraquara, envolveu o público em um ambiente de confraternização com diversos prêmios. E ainda teve a exposição de carros antigos, disponível durante todo o dia, que encantou os amantes das relíquias automotivas.
Por mais um ano, os visitantes puderam conhecer um pouco da colônia Trentina do Paraná, durante um belo dia de sol, além de aproveitar a gastronomia típica e as belíssimas paisagens dos mananciais da serra.