Agosto Dourado: Saúde promoveu evento sobre amamentação

COM ASSESSORIAS – Na tarde desta quarta-feira (02) a Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais promoveu evento na Câmara de Vereadores, referente ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, alusivo ao dia 1º de agosto – Dia Mundial da Amamentação.
A ação, que reuniu profissionais de saúde de diversas áreas de atuação, contou com palestras com informações relevantes sobre os benefícios e importância do aleitamento materno para a saúde e desenvolvimento dos bebês e das mães, a fim de melhorar o atendimento das mães que já amamentam e às futuras mamães, bem como outros temas como: amamentação e preparação da família para o retorno ao trabalho; técnicas de coleta, armazenamento, conservação e oferta do Leite Humano Ordenhado e políticas públicas sobre o tema.
O evento promoveu ainda a troca de experiências exitosas entre os profissionais e apresentou as ações do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais (HMMSJP). A prática cotidiana de incentivo ao aleitamento materno será reforçada nas Unidades Básicas e Saúde (UBS’s) e Hospital, como forma de ação descentralizada. Tanto que nesta quinta-feira (03) o HMMSJP recebe duas ações alusivas a semana de aleitamento.
Durante a abertura da Semana de Aleitamento Materno, esteve presente a secretária municipal de Saúde – Débora Chemin, técnicos de saúde e representantes do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, e do Conselho Municipal de Saúde.
Serviço
O Agosto Dourado é o mês escolhido para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno, alimento considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A OMS consagra o leite materno como o melhor e mais completo alimento, sendo fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês – fortalecendo o sistema imunológico, diminuindo os riscos de obesidade, de desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol alto, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.
A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, corrobora com as iniciativas do Ministério da Saúde quanto ao incentivo e benefícios da amamentação, compartilhando e desenvolvendo novas ações junto aos municípios. A amamentação iniciada logo após o nascimento do bebê pode diminuir a mortalidade neonatal, aquela que acontece até o 28º dia de vida, e para as mulheres reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.
O Ministério da Saúde recomenda manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, devendo ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida.