Grande Curitiba

Seminário de saúde trará atualizações aos profissionais da Atenção Primária de São José dos Pinhais

11 de outubro de 2023 às 16:29
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Na próxima segunda-feira (16), terá início o Seminário de Saúde de São José dos Pinhais. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sems), o evento trará uma gama de atualizações vitais para os profissionais que atuam direta ou indiretamente na Atenção Primária, sendo eles: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, residentes de medicina, de enfermagem, de psicologia e estagiários da graduação.

É necessário realizar a inscrição antecipadamente. Os interessados devem escolher um tema de interesse e obter a aprovação de suas chefias. As inscrições encerram às 20h desta quarta-feira (11) e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/g5hoRsSh6yAixSVz9. Importante salientar que o evento tem limite de 80 vagas para o primeiro dia e 40 vagas para os demais.

Além de atualizações de alto nível, essa é uma ótima oportunidade de fazer networking com colegas de diversas áreas da saúde, interação com profissionais de outras unidades e, especialmente, a valorização da Atenção Primária como o melhor local para promover saúde.

Segundo a Sems, os profissionais poderão esperar desse evento atualizações essenciais sobre as linhas de cuidado da atenção primária, com destaque para cuidados paliativos, neurodiversidades (incluindo TEA) e saúde mental. “O seminário abordará as principais dúvidas que surgem no cotidiano da atenção primária e contará com a participação de palestrantes experientes em suas áreas, proporcionando uma experiência enriquecedora para aos participantes”, afirma a responsável técnica dos médicos da Atenção Primária em Saúde, Geórgia Genestra Oliveira.

Atualizar os profissionais sobre as diretrizes do estado, apresentar o modelo de estratificação de risco para encaminhamentos à atenção secundária e introduzir dois novos eixos de cuidado: cuidados paliativos na atenção primária e saúde da população em situação de rua, com foco na promoção de saúde e no manejo dos transtornos causados pelo abuso de álcool e outras drogas são objetivos deste Seminário para melhorar o atendimento oferecido aos são-joseenses.

O evento reflete o compromisso da atual gestão em promover a educação continuada, que inclui a promoção de pós-graduação, atualizações, expansão das vagas para residência em medicina de família e comunidade. “Com isso, buscamos uma atenção primária resolutiva e alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais. Planos futuros envolvem aumentar a cobertura da atenção primária, reduzir internamentos evitáveis e expandir o atendimento domiciliar em cuidados paliativos”, afirma a secretária de saúde, Débora Chemin.

O que será abordado no seminário?

Dentre os temas, serão debatidos durante o seminário: dor crônica, cuidados paliativos, saúde da gestante, saúde da criança, saúde da criança com TEA, direitos de saúde, suplementação e leites especiais, cuidados para hipertensão e diabetes, saúde do cuidador e saúde mental, com ênfase nos transtornos causados pelo abuso de álcool e outras drogas, além da saúde da população em situação de rua.

Serão realizadas palestras e mesas redondas com profissionais locais e equipes de cuidados paliativos do Hospital Evangélico Mackenzie, equipes da APS de Pinhais e Araucária, bem como um professor de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.