Ambulatório de Feridas proporciona atendimento humanizado aos pacientes

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais, dentre seus diversos equipamentos, possui o ambulatório de feridas, que visa proporcionar atendimento humanizado, acolhendo os munícipes que sofrem com feridas de difícil cicatrização. Além disso, tem como objetivo disseminar educação em saúde, oferecendo capacitação tanto para os enfermeiros quanto para a comunidade.
Esse equipamento foi implantado em junho de 2014, e teve início após um levantamento, realizado no ano de 2013, sobre a quantidade de pacientes portadores de úlceras crônicas, quando, na ocasião, o número de 300 doentes chamou a atenção dos profissionais de Saúde. A partir de setembro de 2013, a Secretaria de Saúde realizou diversas visitas domiciliares e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com o objetivo de orientar familiares e profissionais do setor na busca de um tratamento que viesse a ser mais eficaz, e que resultasse em qualidade de vida aos pacientes.
Desta maneira, com o intuito de atender a demanda apresentada, a administração pública percebeu a necessidade da criação de uma estrutura que pudesse atender esses pacientes, dando assim iniciou aos atendimentos do Ambulatório de Feridas, onde os encaminhamentos ao programa são realizados previamente pelos profissionais das UBS’s.
Para os encaminhamentos, o paciente com úlcera crônica, por exemplo, deve primeiramente procurar o serviço nas UBS’s. Além de atender pacientes provenientes das Unidades Básicas de Saúde do município, o Ambulatório de Feridas presta assistência aos doentes crônicos, especialmente vítimas de úlcera de pressão. O serviço é prestado no Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).
O que é úlcera de pressão?
As úlceras de pressão são produzidas devido à imobilidade do paciente na cama ou cadeira de rodas, por média ou longa permanência. O tratamento adequado pode cicatrizar uma ferida em menor tempo, reduzindo danos e diminuindo assim os custos destes pacientes para o Município.