Grande Curitiba

Quase 7 mil pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas contra a gripe neste fim de semana

10 de abril de 2024 às 16:18
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – No último sábado (6), foi realizado o Dia D de vacinação contra a gripe em São José dos Pinhais. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde (Sems), contou com a força tarefa dos servidores e aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

A ação, que faz parte da 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, imunizou quase 7 mil pessoas dos grupos prioritários, com atendimentos tanto nas UBS’s urbanas, quanto nas da área rural. As doses estão disponíveis desde o dia 25 de março e a campanha nacional seguirá até o dia 31 de maio.

A Secretaria de Saúde ressalta que fazem parte dos grupos prioritários:

– Crianças de seis meses a menores de seis anos;

– Crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos;

– Trabalhadores da saúde;

– gestantes;

– puérperas;

– professores dos ensinos básico e superior;

– povos indígenas;

– pessoas com mais de 60 anos.

O Ministério da Saúde informa ainda que também compõem os grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários.

Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Vale lembrar aos que irão tomar a vacina e aos responsáveis pelos menores de idade, para levarem documento com foto e Carteirinha de Vacinação.

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe também terá seu Dia D, no próximo sábado (13 de abril), onde as seguintes UBS’s estarão realizando a vacinação contra gripe, das 8h30 às 16h:

UBS Borda do Campo

UBS Afonso Pena

UBS Guatupê

UBS Veneza

UBS Central

UBS Xingu

UBS São Marcos