Grande Curitiba

Ação social viabiliza regularização de moradias no Condomínio das Flores, em São José dos Pinhais

17 de abril de 2024 às 16:17
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Equipes da Secretaria Municipal de Habitação (Semha) de São José dos Pinhais, em colaboração com forças de segurança e representantes da Justiça Federal, realizaram uma ação social nesta quarta-feira (17/04) para cadastrar 255 famílias em busca da regularização de imóveis no Condomínio das Flores, antigo Serra do Mar. Esse é um passo significativo para regulamentação habitacional do município.

Estiveram presentes na ação agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Polícia Militar e Polícia Civil, representantes da Justiça Federal e o Juiz Federal Dr. Erivaldo Ribeiro. Diversas unidades foram visitadas pelos profissionais e o esforço conjunto foi uma resposta às demandas por moradia digna na região.

Essa regularização depende da aprovação da Caixa Econômica Federal, tendo em vista que o empreendimento é de propriedade do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), gerenciado pela instituição. Segundo a secretária de Habitação, Camila Monteiro, o dia de hoje foi histórico para São José dos Pinhais, pois a iniciativa oferece uma oportunidade única para muitas famílias realizarem o tão almejado sonho da casa própria.

“A ação foi conduzida de maneira totalmente pacífica. Durante o processo, realizamos um minucioso levantamento da documentação dos moradores, que agora serão enviadas à Caixa Econômica para dar prosseguimento ao processo de regularização”, esclarece Camila.

A regularização desses imóveis não apenas proporciona segurança jurídica aos residentes, mas também abre caminho para o acesso a benefícios sociais, fornecimento de serviços essenciais e melhorias na infraestrutura local. A ação destaca o compromisso das autoridades em promover a justiça social e garantir o direito fundamental à moradia adequada para todos os cidadãos.