Grande Curitiba

Mais de 66 mil Carteiras de Identificação Nacional já foram emitidas em São José dos Pinhais

23 de abril de 2024 às 12:03
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Mais de 66 mil Carteiras de Identificação Nacional (CIN) já foram emitidas em São José dos Pinhais. O novo documento, que substitui o antigo RG, é uma iniciativa do Governo Federal em modernizar o sistema de identificação em todo o país e oferece uma solução mais integrada e abrangente aos brasileiros.

A CIN, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, unifica os dados de identificação de forma segura, estabelecendo um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação. Isso contribui para reduzir fraudes e custos para a sociedade, além de promover confiança e assegurar a integridade dos dados dos cidadãos, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A fim de facilitar o acesso da população ao novo documento, a administração municipal de São José dos Pinhais vem descentralizando o atendimento para emissão da CIN. O serviço tem sido expandido para os bairros, com a presença de 6 postos de atendimento no município, sendo eles: Subprefeitura do Afonso Pena, Subprefeitura do Borda do Campo, Subprefeitura do Guatupê, Subprefeitura do São Marcos, Instituto de Identificação no Centro e o SINE de São José dos Pinhais.

Também está em fase de implantação um sétimo local, que funcionará na Subprefeitura Murici. “São José dos Pinhais é o único município paranaense, fora a Curitiba, que possui um número expressivo de locais para emissão da Carteira de Identificação Nacional. Essa estratégia tem facilitado o acesso dos cidadãos ao novo documento, evitando deslocamentos longos e aglomerações”, explica o secretário de Governo, Wagner Zaclikevis.

Além dos postos fixos citados acima, a emissão da CIN também tem sido realizada em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como parte de um esforço para tornar o processo mais acessível à população. A cada sábado, ações são realizadas em uma unidade educacional do município. No mês de abril, por exemplo, foram emitidas 90 CINs para estudantes da Escola Luiz Singer, 80 no CMEI Gralha Azul e mais 28 no Centro de Amparo aos Idosos Jesus Maria José.

Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em garantir que todos os são-joseenses tenham acesso a uma identificação atualizada e segura, contribuindo para a modernização dos serviços públicos e para o exercício pleno da cidadania.