Projeto Adota São José facilita a conexão entre pets e pessoas que desejam adotar

COM ASSESSORIAS – Está pensando em comprar um animal de estimação? Não faça isso sem antes conhecer o Adota São José, um projeto do Setor de Defesa e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). A iniciativa conecta os doadores aos adotantes por meio da divulgação dos pets que estão disponíveis para adoção.
É graças ao projeto que a munícipe Marcia Luiza Prada Cetnarski encontrou as suas três gatinhas: Miya, Amora e Pipoca. Ela e sua família conheceram o projeto por um grupo de amigos e decidiram adotar as felinas por serem mais tranquilas. “Elas são meigas, trazem uma alegria para dentro de casa, tenho muito medo de perdê-las”, comentou Marcia.
A primeira pet adotada por Marcia foi a Miya, que recebeu apoio do Adota São José e foi castrada gratuitamente. “Após um tempo, com o crescimento da Miya, resolvemos adotar outra gatinha. Amora foi resgatada do mato. Nos apaixonamos por ela e pela Pipoca e resolvemos adotar as duas. Elas dormem juntas, nós mimamos elas demais”, contou.
Assim como a Marcia, muitas famílias encontraram seus bichinhos de estimação por meio do projeto, dando uma nova chance a animais que foram abandonados ou que nasceram nas ruas. Adotar um pet traz diversos benefícios, como momentos de alegria e bem-estar, alertas em situações de perigo (principalmente os cães e gatos) e combate a distúrbios mentais. Você pode conferir as diversas vantagens em uma matéria especial publicada pela Prefeitura clicando aqui.
O projeto Adota São José atua principalmente por meio de um perfil no Instagram, onde são divulgadas as fotos, informações e contato dos tutores de animais disponíveis para adoção.
Como doar?
Qualquer pessoa que resgata animais e deseja encontrar um lar responsável para eles, deve entrar em contato com o Adota pelo Instagram ou WhatsApp, disponíveis no final da matéria. Para que seja feita a divulgação, é necessário enviar uma foto do pet, nome e idade. Se o animal não for castrado, o projeto realizará um cadastro para que o procedimento seja feito gratuitamente.
Como adotar?
Os munícipes que desejam adotar um animalzinho devem entrar em contato com o responsável por meio do número disponível na publicação do pet escolhido. Todo o processo será feito entre o doador e o adotante.
Compromissos e responsabilidades
- Para os doadores:
O projeto apenas divulga os animais disponíveis para a adoção. Toda a responsabilidade de entrevista com o adotante, termos, entrega e acompanhamento devem ser feitos pelo doador. Confira algumas dicas:
- Antes de doar, certifique-se de que o animal será bem cuidado pelo adotante;
- Tenha certeza de que o novo lar do pet é adequado para ele;
- Após a doação, faça um acompanhamento;
- Saiba como está a saúde do animal e informe ao adotante;
- Faça um termo de adoção, listando todas as responsabilidades que o novo tutor deve ter;
- Vacine e castre o animal antes de doá-lo.
- Para os adotantes:
A responsabilidade do animal é do tutor e não do Poder Público, Ongs ou Protetores. Antes de adotar um pet, certifique-se de ter as condições necessárias para mantê-lo (comida, abrigo, assistência veterinária e emergências). Atente-se aos seguintes pontos:
- É importante ter tempo para ficar com o animal, pois ele precisará de atenção;
- Você deve levá-lo caso realize uma mudança;
- Certifique-se de que sua residência é apropriada para receber o pet;
- Verifique a segurança e o espaço da casa, para que não haja risco de fuga ou de maus-tratos;
- Procure saber se ele convive bem em grupo, caso você possua outros animais;
- Busque manter a cartela de vacinação do animalzinho em dia;
- A adaptação pode ser difícil, mas é necessário manter a paciência. Após adotar, não devolva o animal. Tenha consciência de que eles são capazes de criar laços com seus tutores e, ao serem devolvidos ou abandonados, enfrentam angústia e sofrimento.
Se você tem espaço na sua casa, talvez esteja na hora de conhecer o Adota São José. Adotar um pet é um ato de amor e combate à comercialização ilegal de animais e ao abandono.
Para mais informações, entre em contato com o Adota através do Instagram, clicando aqui, por ligação para (41) 3380-0500 ramal 107 e 108 ou WhatsApp (41) 99962-4163. Caso presencie o abandono ou maus-tratos de animais, denuncie por meio do aplicativo SJP 156 ou portal 156, clicando aqui.