Prefeitura de São José dos Pinhais inaugura a primeira Araucária Solar do Brasil

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), inaugurou nesta quinta-feira (24) a primeira Araucária Solar do Brasil, instalada no Terminal Urbano Afonso Pena. Inspirada na árvore símbolo do Paraná, a estrutura alia arte, tecnologia e consciência ambiental ao transformar a luz solar em energia elétrica para abastecer o local, por onde circulam diariamente cerca de 30 mil pessoas.
A obra é assinada pelo artista visual André Baía e faz parte do projeto “Árvores do Brasil – Edição: Araucária”, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com realização da empresa ARBO. Além do patrocínio das empresas SIMM Soluções, Brose, Ecofibra, Aeroflex e da MHM, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e do Ministério da Cultura.
Com oito módulos solares, cada um com cinco metros de altura e oito de largura, a estrutura tem design inspirado nas folhas da araucária e é composta por painéis solares fotovoltaicos. Durante o dia, esses painéis captam a energia do sol e a convertem em eletricidade, abastecendo o novo terminal do bairro Afonso Pena.
A prefeita Nina Singer destacou o simbolismo do projeto para o município e a importância da parceria entre as empresas envolvidas. “Quando o público e o privado se unem, e quando utilizamos a inovação, a tecnologia e a cultura, conseguimos transformar a realidade. Esse símbolo é uma materialização do nosso compromisso com a sustentabilidade”, disse.
A Araucária Solar representa um passo importante na construção de um município mais sustentável, que une preservação ambiental, identidade cultural e inovação. Estima-se que, ao longo do ano, a araucária gere cerca de 5.670 kWh, o suficiente para alimentar 310 lâmpadas LED de 10 W por 5 horas diárias.
“Trata-se de um projeto alinhado com os valores de São José dos Pinhais, uma cidade que se preocupa com o meio ambiente e busca construir, por meio de iniciativas concretas, um futuro mais limpo e sustentável para toda a população”, comentou o secretário municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto.
Próximos passos
Além da intervenção artística permanente, o projeto prevê a realização de workshops educativos com alunos da rede pública de ensino da cidade, incentivando o interesse pela arte sustentável e consciência ambiental desde cedo.
“Além da sua função prática, a estrutura serve como uma ferramenta de educação, com a intenção de incentivar a população a adotar energias sustentáveis, fomentando a preservação da natureza e a cultura local”, afirma o artista plástico responsável pela obra, André Baía.