Primeira turma do curso de arte floral promove capacitação no bairro Contenda, em São José dos Pinhais

COM ASSESSORIAS – A primeira turma do curso de arte floral de São José dos Pinhais concluiu a formação na última sexta-feira (27), com uma cerimônia de encerramento marcada por exposições de arranjos e momentos de troca entre as participantes. A capacitação, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), reuniu 16 alunos no bairro Contenda ao longo de cinco dias.
O curso, também conhecido como design floral, apresentou técnicas para a criação de buquês, arranjos e decorações florais, abordando desde a escolha das flores até o estilo e acabamento, com foco em gerar oportunidades de geração de renda.
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, esteve presente durante o encerramento e comemorou a primeira edição do curso.
“Quero agradecer a todos, pois este curso, mais do que ensinar a fazer arranjos, transformou a vida de quase 20 participantes. É isso que nossa gestão deseja: capacitar e profissionalizar nossos munícipes para que construam seus próprios caminhos”, declarou Nina.
As aulas foram realizadas na Paróquia São Sebastião, no bairro Contenda, e conduzidas pela professora e palestrante Simoní Silveira, do Senac de São José dos Pinhais.
“Muito mais do que ensinar a respeito de flores, aprendemos sobre empoderamento feminino, desenvolvimento pessoal e técnicas de arranjos para igrejas, eventos sociais, festas e lares”, afirmou Simoní.
Para muitas participantes, como Cleide Maria do Rosário, de 55 anos, a formação foi a chance de realizar um antigo sonho.
“É um curso que eu buscava há muito tempo, mas por ser caro, acabava deixando de lado. Ter essa oportunidade gratuita foi uma gratificação enorme. A Prefeitura mostra que se preocupa com a população e com o desenvolvimento de quem deseja empreender”, contou.
Valéria Levisky, de 54 anos, também elogiou a experiência e o conhecimento adquirido na capacitação.
“Tem uma gama de locais onde esses aprendizados podem ser inseridos. Esses dias nos fortaleceram também na forma de empoderamento. É um curso que valeu muito a pena e que eu indico para quem deseja desenvolver essa técnica da arte floral”, disse.
Com o sucesso da primeira turma, a Prefeitura de São José dos Pinhais avalia a possibilidade de abrir novas turmas do curso em outros bairros da cidade, ampliando o acesso à capacitação profissional e à geração de renda.