Grande Curitiba

Estudo técnico aponta eficácia da fiscalização eletrônica de velocidade em São José dos Pinhais

22 de julho de 2025 às 18:17
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Um estudo técnico sobre a eficácia da fiscalização eletrônica de velocidade em São José dos Pinhais foi apresentado, na manhã desta terça-feira (22), na Central de Treinamento do Paço Municipal. A análise foi elaborada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária a pedido da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), e mapeia dados de monitoramento e sinistros de trânsito, incluindo classificação por gravidade.

Além disso, o levantamento identifica áreas prioritárias para instalação de radares, reforça a redução de acidentes por excesso de velocidade e identifica os principais Polos Geradores de Viagens (PGVs) como educação, saúde, lazer, esportes, cultura, igrejas e órgãos públicos. A pesquisa selecionou locais prioritários para instalação de radares com base em critérios técnicos: locais com alta sinistralidade e concentração de PGVs, infraestrutura existente (como lombadas e travessias elevadas), e sugestões prévias da Prefeitura.

De acordo com a Semutt, a iniciativa tem como objetivo alinhar a fiscalização eletrônica às políticas nacionais, propondo melhorias e adaptações com foco em salvar vidas e promover mobilidade urbana segura. “Esse estudo valida nosso produto, que começou a ser implantado em 2023. Foram anos de análise técnica e nosso sistema de monitoramento é satisfatório, pois gera mais segurança aos são‑joseenses”, destacou o secretário da pasta, Lucas Pigatto.

Ainda segundo Pigatto, São José dos Pinhais colhe bons frutos graças ao sistema de fiscalização, pois os números de acidentes causados pelo excesso de velocidade diminuiu consideravelmente. “Isso é perceptível também nos nossos equipamentos de saúde, que atendem menos acidentes gravíssimos”, disse.

O estudo mostra que o sistema adotado pela cidade está condizente com a implantação das câmeras de fiscalização de velocidade a nível nacional. Lucas enfatizou que São José dos Pinhais é uma cidade de porte médio, e que os radares apresentam uma solução imediata na segurança viária e são necessários para educação no trânsito e preservação da vida.

“Somos uma cidade que cresce e se desenvolve, por isso precisamos incentivar políticas de velocidade segura, afinal, quanto maior a velocidade, maior o risco de sinistros graves, o que contribui para que o atendimento hospitalar oferecido ao cidadão seja mais complicado e a recuperação mais demorada”, completou o secretário.

Dados da própria Semutt confirmam que os radares instalados têm sido eficazes na promoção da segurança viária, refletindo em queda no número de acidentes e melhoria do bem‑estar da população. A velocidade é um fator de risco determinante à vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada incremento de 1% na velocidade média eleva em cerca de 4% o risco de acidente fatal e em 3% o risco de acidente grave. Além disso, pedestres atingidos a 65 km/h têm 4,5 vezes mais chances de morrer do que se fossem atingidos a 50 km/h.

Com a divulgação do estudo, São José dos Pinhais marca um avanço importante na gestão da segurança no trânsito, consolidando políticas viárias eficazes e com impacto direto na preservação de vidas e na melhoria da mobilidade urbana.