Grande Curitiba

Araucária recebe testes combinados para diagnóstico de Covid-19 e Influenza

22 de julho de 2025 às 17:11
(Imagem: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná enviou a Araucária um lote com 1.240 testes rápidos combinados, capazes de identificar simultaneamente a presença de Covid-19, Influenza A e Influenza B. Os exames chegaram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesta terça-feira (22) e serão utilizados como complemento ao teste rápido isolado de Covid-19, que já estava disponível para pacientes com sintomas gripais.

A utilização dos testes – seja o isolado ou o combinado – será definida por profissionais de saúde, de acordo com a avaliação clínica de cada paciente e os critérios técnicos estabelecidos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que pessoas com sintomas gripais devem procurar a UBS mais próxima, onde a equipe está preparada para realizar a triagem e indicar o tipo de teste mais adequado.

A coleta deve ser feita, preferencialmente, entre o 3.º e o 7.º dia após o início dos sintomas, período em que a carga viral costuma estar mais elevada e os testes têm maior precisão.

Quem pode fazer o teste combinado?

Os testes combinados são destinados aos grupos prioritários, que englobam pessoas com maior risco de agravamento da doença. São eles:

* Crianças menores de 5 anos
* Pessoas com 60 anos ou mais
* Gestantes e puérperas
* População indígena aldeada ou com acesso dificultado aos serviços de saúde
* Adolescentes menores de 19 anos em uso contínuo de ácido acetilsalicílico
* Pessoas com comorbidades (como doenças respiratórias, cardiovasculares, diabetes, imunodeficiências, entre outras)

E os demais pacientes?

Usuários sintomáticos que não se enquadram nos grupos prioritários seguirão sendo atendidos com o teste rápido para Covid-19 isoladamente, garantindo o diagnóstico oportuno e as orientações necessárias.

Com essa medida, o município amplia a capacidade de detecção e resposta aos vírus respiratórios, especialmente neste período do ano, em que aumentam os registros de síndromes gripais.

Prevenção

A testagem deve ser acompanhada das seguintes medidas de prevenção:

* Manter a vacinação em dia (COVID-19 e Influenza)
* Usar máscara ao apresentar sintomas ou em locais fechados/aglomerações
* Higienizar as mãos com frequência
* Adotar etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir/espirrar)
* Evitar contato com outras pessoas em caso de sintomas gripais