Grande Curitiba

Prefeitura firma parceria com ACICLA e coloca em prática projeto de capacitação para o mercado de trabalho

Primeiro módulo do projeto iniciou em maio com uma oficina de Gastronomia no CAPS AD que fica na Vila Bancária. Aulas se repetem nas próximas segundas-feiras
17 de maio de 2023 às 16:42
(Foto: Divulgação / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu o pontapé inicial na parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (ACICLA MULHER) para oferecer à população capacitações que possam ajudar na inserção no mercado de trabalho, preparando os alunos e alunas para serem capazes de atuar com comprometimento, responsabilidade e disposição para seguir carreira.

Uma das formas de alcançar estas pessoas, segundo o projeto desenvolvido pela Luciana Lopes Falarz, associada da Acicla e proprietária da Lu d’ Lu, é pela parceria com instituições privadas que possam realizar um dos módulos propostos pela proposta. Sendo assim, a diretoria da ACICLA MULHER se propôs a atuar na causa e está oferecendo o primeiro módulo, concedendo apoio técnico necessário.

Mão na massa – O primeiro módulo é uma capacitação na área de Gastronomia que já teve duas aulas, nos dias 08 e 15 deste mês, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Campo Largo – localizado na Rua Joanin Stroparo, 114, bairro Vila Bancária (ao lado da Unidade Básica de Saúde Dr. Dante Portugal Castagnoli), para um grupo de 17 pessoas. A professora voluntária foi a Luciana Falarz, idealizadora que está compartilhando seu comhecimento como empreendedora.

“Neste primeiro momento eles receberam diversas orientações básicas para formar profissionais capacitados na área de Confeitaria. Tem ainda mais dois encontros, nas próximas segundas-feiras, e os pacientes internos estão muito animados com essa oportunidade de qualificação”, conta Elza Silva, coordenadora da Divisão de Saúde Mental do CAPS AD. As próximas aulas serão no mesmo local, nos dias 22 e 29 de maio, das 13h às 16h, e voltadas para 20 mulheres e homens campo-larguenses em situaçao de vulnerabilidade.

A iniciativa é da Acicla Mulher /Acicla Social, com apoio da prefeitura de Campo Largo, e além dessas quatro semanas de aulas práticas de confeitaria há mais três módulos previstos para o projeto, com datas e locais ainda em definição:

– Módulo dois com aulas teóricas sobre marketing (posicionamento e boas práticas / desenvolvimento) aplicadas na Acicla, conforme demanda. Foco em temas como Finanças e Abertura de MEI;

– Módulo três de preparação para organizaçao de agenda, preços, divulgações, escolha da linha de atuação e captação de clientes (aprender a vender);

– Módulo quatro com conclusão do curso e premiações para aqueles que concluírem todos os módulos. Terá formação e entrega de certificados, brindes e insumos para premiar os alunos que finalizarem tudo.

“Pretendemos buscar mais parcerias, em outras áreas de atuação, para que possamos atender mais pessoas necessitadas. Visamos ampliar novos projetos aos jovens”, afirma o presidente da Acicla, Pedro Teixeira.

Empresas interessadas em participar podem entrar em contato direto com a Acicla no telefone (41) 3392-4544.

Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura e da Acicla para as futuras oportunidades dos demais módulos do projeto.