Grande Curitiba

Caixa Cultural Curitiba promove ciclo imersivo de oficinas de palhaçaria e produção cultural

Participantes terão contato com pesquisa artística, mecanismos de autogestão, cidadania e eficiência para artistas iniciantes
15 de julho de 2025 às 15:46
Yara Rossatto fará a oficina de Produção Cultural para Artistas Iniciantes. (Imagem: Mateus Tropo)

COM ASSESSORIAS – A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 23 de julho a 28 de agosto, o CIO – Ciclo Imersivo de Oficinas, iniciativa que visa explorar e integrar as linguagens da palhaçaria e da produção cultural. Idealizado pelas artistas Larissa Lima e Yara Rossatto, o evento se destina a artistas iniciantes da palhaçaria e interessados em produção e proporciona um espaço para o aprendizado, a reflexão e a prática profissional.

No encontro, os participantes terão contato com pesquisa artística, mecanismos de autogestão, cidadania e eficiência para artistas iniciantes, podendo assim adquirir ferramentas que beneficiarão suas trajetórias profissionais.

Tendo como pressuposto a democratização do acesso à cultura, estão sendo selecionados via chamamento público 10 bolsistas para integrar o ciclo completo, que receberão ajuda de custo para viabilizar sua participação. Além disso, as demais vagas para preenchimento total das oficinas serão ofertadas de forma gradativa, sendo possível inscrever-se individualmente em cada uma delas. Como prática norteadora do CIO, todas as oficinas contam com a oferta de vagas afirmativas.

Também acontecem na CAIXA Cultural de Curitiba dois bate-papos abertos ao público, com as presenças de Cibele Mateus e Daniele Sampaio e tradução em Libras, enriquecendo assim o debate sobre os temas propostos.

Programação

Oficina Produção Cultural para Artistas Iniciantes, com Yara Rossatto

A oficina propõe a capacitação de artistas iniciantes com ferramentas e conhecimentos essenciais para a autogestão e produção de seus projetos culturais, promovendo a autonomia e sustentabilidade de suas carreiras artísticas.

Carga horária: 9 horas

Vagas totais: 30

Datas e horários: quartas-feiras 23 e 30 de julho e 6 de agosto, das 18h30 às 21h30

Oficina Palhaçaria para Iniciantes, com Larissa Lima e Biá Lopse

O encontro vai oferecer caminhos e ferramentas para experimentação do estado de ser da palhaçaria, através da disponibilidade do próprio corpo, da diversão no jogo e na relação com o espaço e demais participantes.

Carga horária: 9 horas

Vagas totais: 20

Datas e horários: quintas-feiras 24 e 31 de julho e 7 de agosto, das 18h30 às 21h30

Oficina Estruturação da Produção, com Daniele Sampaio

O curso tem como objetivo apresentar outros modos de produção a partir de princípios éticos, sociais e cidadãos. Para tanto, serão apresentados métodos e ferramentas relativos à práxis cotidiana frente à gestão de trajetórias artísticas. Neste sentido, contemplaremos aspectos organizacionais, administrativos, financeiros e jurídicos, textos e documentos de apoio, além da construção de um Cronograma Semanal de Trabalho.

Carga horária: 6 horas

Vagas totais: 30

Datas e horários: quarta e quinta 13 e 14 de agosto, das 18h30 às 21h30

Oficina Iluminação: Criação da Luz Cênica em corpos e discursos dissidentes, com Nathan Gabriel

A oficina vai permitir aos participantes conhecerem a iluminação cênica como linguagem potencializadora do discurso, trazendo signos que representam uma ideia defendida, a cultura de povos e corpos historicamente subalternizados, e suas tecnologias enquanto inspiração.

Carga horária: 6 horas

Vagas totais: 30

Datas e horários: quarta e quinta 20 e 21 de agosto, das 18h30 às 21h30

Oficina Que brincadeira que dá? Comicidades, celebrações e pelejas, com Cibele Mateus

Buscando contribuir com diferentes narrativas sobre produção e função do riso, a oficina é fundamentada em figuras cômicas presentes na brincadeira do Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco e nas brincadeiras do Guerreiro, Reisado, Caretas e Boi do Ceará. A proposta é compartilhar epistemologias do riso a partir de referências de festividades e performatividades afrodiaspóricas.

Carga horária: 6 horas

Vagas totais: 20

Datas e horários: quarta e quinta 27 e 28 de agosto, das 18h30 às 21h30

Bate-Papo Café com Produtoras – Produção para Artistas

Daniele Sampaio e Yara Rossatto vão abordar temas relativos à práxis cotidiana do trabalho da produção e os desafios da autoprodução para artistas.

Duração: 1h30

Vagas disponíveis: 50 pessoas (sujeito à lotação)

Data e horário: quarta-feira 13 de agosto, às 15h

Bate-Papo Que Brincadeira Que Dá?

Cibele Mateus e Larissa Lima compartilham epistemologias do riso a partir de referências de festividades e performatividades afrodiaspóricas.

Duração: 1h30

Vagas disponíveis: 50 pessoas (sujeito à lotação)

Data e horário: quarta-feira 27 de agosto, às 15h