Grande Curitiba

Defesa Civil de Maringá conhece o sistema de prevenção de desastres de Curitiba

30 de maio de 2023 às 10:30
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (29/5), o coordenador de Defesa Civil de Maringá, tenente Edson Luiz, e o superintendente Raul Vinícius conheceram a Muralha Digital e o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev) da Prefeitura de Curitiba.

A visita começou na sede da Defesa Civil, no Alto da XV, e seguiu para a Fazenda Urbana do Cajuru, onde os representantes conheceram a Plataforma de Coleta de Dados Meteorológicos da Prefeitura.

Em seguida, o coordenador e o superintendente foram para as instalações da Muralha Digital, o cerco digital de Curitiba e acompanharam o funcionamento do sistema de segurança também utilizado em situações de emergências climáticas.

“Curitiba é uma cidade bem preparada para todos os tipos de situações de emergência. Essa troca de informações e o diálogo com outros municípios enriquece nossa experiência e auxilia na melhora da rede de proteção das cidades”, disse o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

O coordenador de Defesa Civil de Maringá, tenente Edson Luiz, reforçou a necessidade de troca de experiências. “São conhecimentos que vêm para enriquecer e fortalecer o nosso trabalho de proteção da população”, afirmou ele.

Sisaa Prev

Inaugurado este ano pela Prefeitura de Curitiba, o sistema é composto de dez estações meteorológicas adquiridas pelo município e permite uma coleta de dados mais precisa dos fenômenos climáticos. Com a nova tecnologia, a Defesa Civil ampliou sua capacidade de prevenção de desastres.

Muralha Digital

A Muralha Digital é composta por um sistema de 1,9 mil câmeras de vigilância que monitoram vários locais da capital com grande circulação de pessoas. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.

O sistema se mostrou eficiente na prevenção de crimes e no monitoramento de vias em situações de emergência como alagamentos e quedas de árvores.