Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado

COM ASSESSORIAS – História, arquitetura e religião se encontram neste sábado (5/7) no Centro de Curitiba. A Aula Passeio Igrejas Históricas de Curitiba, promovida pela Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Curitiba em parceria com a Igreja Católica Ortodoxa e apoio da Fundação Cultural, oferece ao público um circuito guiado por quatro templos da capital paranaense.
A saída está marcada para as 14h, no jardim lateral da Catedral Basílica, perto do Restaurante Mesa Solidária. A atividade é aberta ao público, basta comparecer ao ponto de partida no horário marcado. O passeio terá como guias dois historiadores, Jacira Aparecida de Campos Ramos e Renê Wagner Ramos, ligados à Pastoral da Cultura.
O percurso, de aproximadamente 1,6 km, passará por alguns dos mais importantes patrimônios religiosos e culturais da cidade. Além da Catedral, estão no roteiro as igrejas da Ordem, do Rosário e por último a Ortodoxa Antioquina São Jorge, no bairro Mercês (confira abaixo).
A atividade também comemora os 1.700 anos do Concílio de Niceia, primeiro encontro ecumênico da Igreja Cristã, realizado no ano de 325 d.C. “Esse concílio é muito significativo para a cultura, a arte, a filosofia e também foi dele que surgiu o Credo, oração rezada nas missas católicas”, explica Lucas Matias Alves, responsável pela Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Curitiba.
Ao longo de cerca de duas horas e meia, a Aula Passeio vai percorrer quatro igrejas que contam a história da cidade. O encerramento da caminhada será na Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge, durante a festa julina da comunidade árabe, no bairro Mercês.
“Essas igrejas surgiram de muita luta e de muito sofrimento, o passeio vai abordar esses temas e também traz um diálogo com a diversidade cultural e a beleza estética desses espaços”, destaca Lucas.
Pontos do passeio
Catedral Basílica de Curitiba
Construída entre 1876 e 1893 em estilo neogótico, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais substituiu a antiga Matriz de Curitiba. O templo já passou por três grandes restauros e testemunhou momentos marcantes, como a visita do Papa João Paulo II, em 1980.
Igreja da Ordem
Erguida em 1737, a Igreja da Ordem é o templo mais antigo da cidade. Reconstruída em 1880 para receber a visita de Dom Pedro II, passou por ampla restauração concluída no ano passado. Anexo, funciona o Museu de Arte Sacra de Curitiba, que também foi modernizado.
Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito
Construída pelos e para os escravos por volta de 1737, no Largo da Ordem, a Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito foi demolida em 1931 e reconstruída em 1946.
Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge
Inaugurada em 1954 com arquitetura bizantina, a igreja está ligada à comunidade árabe de Curitiba. O encerramento do passeio acontece no local, que neste fim de semana sedia a 21ª edição da Festa Julina Árabe, reunindo música, comidas típicas e danças.
Serviço
Aula Passeio Igrejas Históricas de Curitiba
Quando: sábado, (5/7)
Horário: a partir das 14h
Saída: Catedral Basílica de Curitiba (R. Barão do Serro Azul, 31 — Praça Tiradentes)
*No jardim lateral, ao lado do Restaurante Mesa Solidária
Gratuito
Percurso: cerca de 1,6 km; duração aproximada de 2h30