Grande Curitiba

Soluções de planejamento urbano e sustentabilidade de Curitiba inspiram cidade-irmã

16 de junho de 2023 às 16:18
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma comitiva de representantes de Hangzhou, China, cidade-irmã de Curitiba, se reuniu com a assessoria municipal de Relações Internacionais, nesta sexta-feira (16/6), para discutir futuras cooperações nas áreas de projetos urbanos, economia, indústria e educação. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba.

“Curitiba está reforçando laços econômicos e sociais com a China, queremos construir um futuro de prosperidade e desenvolvimento mútuo”, afirmou Rodolpho Zannin Feijó, assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

O último encontro presencial entre as cidades aconteceu em 2018. Desde então, o contato foi mantido de maneira virtual.

A expectativa de ambas cidades é se aproximar ainda mais e se desenvolver em conjunto. A reunião contou com apresentações das principais características dos municípios.

“A visita foi produtiva e marcante para nós, esperamos aproveitar o ritmo para aprofundar a ideia de cidades-irmãs e aumentar os encontros pessoais. Curitiba é muito inspiradora no meio-ambiente, organização urbana e transporte público e quem ganha com a parceria são nossas populações”, explicou Ruan Xiang, vice-diretor do Gabinete de Relações Internacionais de Hangzhou.

Cidade-irmã

Hangzhou é uma das 16 cidades-irmãs de Curitiba. A cidade chinesa tem mais de 10 milhões de habitantes e é uma das sete capitais mais antigas da China, com mais de 2.200 anos de fundação.

Hangzhou é conhecida pelos atrativos turísticos, inclusive o Lago Oeste, Patrimônio Mundial da Unesco, mas também é um importante polo industrial e destaque em inovação e proteção ambiental.

Presenças

A comitiva chinesa que está em Curitiba é formada por Ruan Xiang, vice-diretor do Gabinete de Relações Internacionais de Hangzhou; Ni Dongxiao, vice-diretor do Gabinete para Reformas do Setor Público de Hangzhou; Kong Bin, vice-diretor da Secretaria de Governo de Hangzhou; Sun Wei, membro do Comitê Permanente CPC – Comitê Distrital de Fuyang; e Luo Zhen, intérprete do Gabinete de Relações Internacionais de Hangzhou.