Câmara de São José dos Pinhais promove ciclo de palestras sobre meio ambiente
por Melissa Eichelbaun / com Assessorias – A Câmara Municipal de São José dos Pinhais promove durante todo o mês de junho uma série de ações dedicadas à sensibilização e conscientização ambiental para reforçar o ‘Junho Verde’.
O objetivo é mobilizar todos os setores da sociedade em relação às questões do meio ambiente na luta contra a degradação ambiental.
Um dos eventos programados para o mês é o ciclo de palestras, onde cinco convidados irão discutir temas ambientais falando especificamente da cidade de São José dos Pinhais, mas também levando pontos estaduais e nacionais para serem apresentados.
Na abertura do evento, o vereador e presidente da Comissão de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Juliano Martins, comentou sobre a importância da realização do ‘Junho Verde’. “A questão de conscientização ambiental é um tema muito importante para ser falado entre nós vereadores e na sociedade em geral.
A comissão está à disposição para falar sobre esse assunto, que é de extrema importância para todos nós”, explica.
Palestras
O primeiro convidado do ciclo de palestras foi o gestor socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, que falou na manhã desta sexta-feira (16) sobre a conscientização para o consumo, reciclagem, e o uso de água e a importância da formação de consciência ecológica cidadã.
Já no período da tarde, o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Zaniolo Karam, debateu sobre a ‘Segurança hídrica por meio de soluções baseadas na natureza’.
Na semana que vem, o ciclo de palestras continua no plenário da Câmara. No dia 19, das 14h30 às 16h30, o advogado e Doutor em Meio Ambiente, José Gustavo Franco, debate o tema: ‘De que forma incentivar economicamente atividades relacionadas à preservação ambiental?’.
E no dia 22, 14h30 às 16h30, as representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais, Ediane Ertel Werlang e Caroline Chiquin, falam sobre ‘Como transformar o dia a dia em ações? Saiba mais sobre a destinação correta dos resíduos e como fazer compostagem em casa.’
Coleta de lixo eletrônico
A Câmara de São José dos Pinhais disponibilizou um posto de coleta de lixo eletrônico para que esses materiais arrecadados sejam doados para a APAE de São José dos Pinhais, que reverterá a venda desses equipamentos em ações para a instituição.
A população poderá depositar nesse ponto de coleta equipamentos como: celular, computador, teclado, mouse, fone de ouvido, controle remoto, televisor, câmera digital, relógio, cabo de transferência, eletrodoméstico, pilha e bateria, entre outros.
Amostra de reflexões
Uma exposição, em parceria com a Sanepar, com o intuito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o saneamento ambiental, também integra a programação do ‘Junho Verde’.
A exposição apresenta múltiplas angulações das relações estabelecidas entre a humanidade e a sua produção de resíduos.
A partir das ações simples do dia a dia, como o ir comprar pão, para a escola ou para o trabalho, até o lavar a louça o participante é levado a pensar nos resíduos que cada uma dessas práticas gera.
A exposição “Existência humana e a geração de resíduos” ficará à disposição para a população no corredor de cima da Câmara de 15 a 30 de junho.