Grande Curitiba

Imaginação em movimento: oficina de bonecos ensina técnica de manipulação direta em São José dos Pinhais

1 de julho de 2025 às 14:57
(Imagem: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A arte de dar vida a materiais inanimados ganhou forma em São José dos Pinhais por meio da Oficina de Construção e Manipulação de Bonecos, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). Realizada durante o mês de junho, a capacitação reuniu interessados em teatro, artes visuais, educação e no fazer manual, com foco no desenvolvimento de bonecos manipuláveis no modelo conhecido como “boneco de balcão”, usando técnicas de manipulação direta.

Ao todo, 15 participantes se envolveram na criação de seus próprios bonecos ao longo de cinco encontros realizados no atelier da Oficina de Bonecos (Rua XV de Novembro, nº 1.820 – Centro), os participantes foram guiados na criação de seus próprios bonecos, utilizando materiais acessíveis como papel, fita crepe e barbante, além de passarem por processos como desenho, modelagem, pintura e finalização de figurinos.

“Nós abrimos essa oficina para aproximar a comunidade da arte bonequeira, que está completando 25 anos no município. Os participantes construíram um boneco articulado com jornal e fita crepe, com articulações feitas com barbante. No último dia, eles trabalharam nos acabamentos e aprenderam a manipulação direta”, explica Diviane Schuhli, responsável pela Oficina de Construção e Manipulação de Bonecos.

Cada aluno teve liberdade para criar um boneco com identidade própria. Denise Trindade, por exemplo, se inspirou na filha.

“Meu boneco é baseado na minha filha, Sofia, com um vestido igual ao dela e nas cores que ela gosta. Depois que você pega a prática, não é difícil. Meu filho, por exemplo, também quer um boneco inspirado nele. É um presente muito legal para dar para alguém especial. Já pretendo fazer para toda a minha família”, conta Denise.

Já Bernadete Reinol, que já atua com artesanato, viu na oficina uma oportunidade de ampliar suas habilidades.

“É a primeira vez que participo da oficina e a primeira vez que faço um boneco articulado. Já sabia fazer bonecos estáticos, mas aqui aprendi a articulá-los. Esse é o Patati (aponta para seu boneco palhaço). Vou conseguir aplicar isso nos meus trabalhos e até vender”, diz Bernadete.

A Oficina de Construção e Manipulação de Bonecos é oferecida duas vezes ao ano pela Secretaria de Cultura (Semuc). Para o segundo semestre, está prevista uma nova edição com outra técnica de confecção e manipulação.