Grande Curitiba

São José dos Pinhais realizou Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas

1 de julho de 2025 às 14:51
(Imagem: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Um seminário sobre políticas públicas de combate às drogas foi realizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas na tarde desta segunda-feira (30), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. O encontro reuniu autoridades políticas, representantes de comunidades terapêuticas, estudantes de colégios estaduais, servidores públicos e membros da sociedade civil em um momento de diálogo, reflexão e conscientização sobre o impacto das drogas e de outras compulsões na vida das pessoas.

Durante o seminário, foram realizadas palestras com especialistas que abordaram desde os desafios no tratamento de dependentes químicos até novas formas de vício, como as apostas esportivas on-line – as chamadas bets – e os pods, dispositivos eletrônicos com sabores atrativos que vêm preocupando educadores e profissionais da saúde.

Segundo o superintendente da Cidadania, Juliano Martins, o evento marca o início de um novo programa municipal voltado à conscientização sobre os riscos e danos causados pelas drogas.

“Sabemos que as drogas destroem vidas e famílias, por isso precisamos agir com responsabilidade e urgência. Este seminário é necessário para debatermos as políticas públicas sociais que ofereçam alternativas reais à população e uma forma eficaz de prevenir o uso de drogas é, justamente, por meio do desenvolvimento de políticas públicas sociais que forneçam oportunidades às pessoas”, enfatizou Juliano.

O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Delegado Michel, também participou do encontro e reforçou a importância de um olhar humanizado sobre o tema.

“A prevenção é, sem dúvida, a melhor forma de combater esse que é um problema mundial. Sabemos que não é fácil, pois muitas pessoas acabam entrando nesse mundo por curiosidade ou influência de amigos. Por isso, precisamos abordar o assunto com empatia, com escuta e acolhimento, para entender quando é possível intervir com apoio social e quando é necessário acionar a força de segurança, principalmente em casos de tráfico de drogas, que alimenta a violência e ameaça a segurança pública”, afirmou Michel.

O seminário reforçou o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento às drogas e marcou o início de uma série de ações que devem ser realizadas ao longo do ano, com foco na prevenção, no tratamento e na reinserção social.

No evento, estiveram presentes: as vereadoras Pastora Adriana Rocha, Sabrina e Pali Valaski; os vereadores Samuel Pinheiro e Paulinho Maradona; os secretários de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), Luiz Gustavo S. Mello; e de Assistência Social (Semas), Abílio Alves; além do coordenador de Politicas Públicas sobre Drogas, Josiel Pereira.