Grande Curitiba

Evento na Câmara vai discutir o Combate ao Trabalho Infantil nesta quinta (22)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove na próxima quinta (22) o debate: Análises intersetoriais sobre o trabalho intantil na atualidade. As inscrições estão abertas e são gratuitas
19 de junho de 2023 às 11:41
(Foto: IStock)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza na próxima quinta-feira, dia 22 de junho, a partir das 8h30, o evento Análises intersetoriais sobre o trabalho infantil na atualidade, na Câmara Municipal.

Profissionais de diversas áreas vão apresentar e trazer a reflexão sobre o cenário atual do trabalho infantil no país e como podemos combater a prática aqui no município. O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas que se interessarem pelo tema.

Para isso, a professora e produtora cultural Fernanda Negrelli  traz a palestra com o tema Infância Garantida. A técnica em Segurança no Trabalho da Prefeitura de Campo Largo, Anna Caroline Barbosa, falará sobre as Consequências na Saúde com crianças e adolescentes.

Já a presidente do Conselho Tutelar de Campo Largo, Sônia Carlotto, vai apresentar Relatos de casos de trabalho infantil no município e o diretor da ONG Amor Viral, Elias Azevedo, falará sobre o tema Oficinas e Serviços de Convivência como forma de combate ao uso de crianças e adolescentes pelo tráfico.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/trabalhoinfantilCL

Cata-vento – O mês de junho é dedicado à conscientização e combate ao trabalho infantil em todo o mundo. O símbolo da campanha é o cata-vento que representa a união das forças na luta contra a exploração da mão-de-obra infantil.

De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI), trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 (quatorze) anos, independentemente da sua condição ocupacional. Ainda dentro do conceito de trabalho infantil se enquadra aquele realizado por adolescente de 16 e 17 anos quando o trabalho for noturno, perigoso ou insalubre.

Durante a Feira de Serviços realizada no último dia 07, no Terminal Urbano de Campo Largo, a prefeitura distribuiu às crianças um cata-vento colorido e entregou aos adultos material educativo sobre o combate ao trabalho infantil.

Além disso, a Prefeitura está levando durante todo o mês de junho a peça “Quem brinca não trabalha”, da Dusol Produções, para catorze escolas, atingindo mais de 3 mil crianças.

Denuncie – Em Campo Largo, a população pode denunciar qualquer suspeita de trabalho infantil ao Conselho Tutelar (41) 3393-4854 ou  Disque 100.

Serviço:

Análises intersetoriais sobre o trabalho intantil na atualidade

Data: 22/06/2023 – quinta-feira

Horário: 08h30

Local: Câmara Municipal de Campo Largo. Rua da Subestação de Enologia, 2008, Vila Bancária.

Inscrições: https://bit.ly/trabalhoinfantilCL