Grande Curitiba

CONTE COMIGO: Mobilização de servidores de Araucária dá visibilidade permanente ao combate à violência contra a mulher

A ideia é que os servidores capacitados ajudem com a orientação correta sobre como proceder em situações de suspeita ou de violência confirmada contra a mulher
29 de agosto de 2023 às 17:17
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária iniciou uma ação que tem por objetivo conscientizar e mobilizar os servidores municipais no combate à violência contra a mulher: o “Conte Comigo”. O símbolo desse compromisso é o uso de um botton relacionado à mobilização em seus locais de trabalho. A ideia é que moradores atendidos nos mais diferentes serviços da Prefeitura, e até mesmo outros servidores, possam identificar, por meio do uso do botton, os servidores capacitados para a orientação correta sobre como proceder em situações de suspeita ou de violência confirmada contra a mulher. O que se busca é a visibilidade permanente sobre o tema (representada pelo uso do botton) e que mais servidores conheçam as diferentes estruturas de apoio à mulher que Araucária possui para poder orientar a quem precisar.

Na prática, esses servidores, muitos deles que não estão dentro da rotina e das formações da Rede de Proteção (rede comum a profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social), passam a ser multiplicadores de informações sobre ações de proteção à mulher no município. E, por isso, eles participam de uma conversa com a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), vinculado à Secretaria de Assistência Social. A entrega dos bottons é um gesto simbólico do compromisso assumido no combate a esse tipo de violência. Trabalhadores terceirizados também serão incluídos nesta mobilização para que eles também estejam atentos a esse tipo de violência e possam compartilhar essas informações importantes, dentro e fora do ambiente de trabalho. A mobilização é uma parceria entre equipes das Secretarias de Assistência Social e Comunicação Social.

ON-LINE – Araucária possui diferentes estruturas públicas que atendem às mulheres para assuntos relacionados à violência. Desde local para avaliar e orientar sobre dúvidas do que pode ser uma relação com risco de violência (como o CRAM) até caso precise registrar ocorrência por ameaça ou outro tipo de situação (Delegacia da Mulher). Para auxiliar nos esclarecimentos e contatos, a mobilização conta com uma página dentro do Portal da Prefeitura. Além de detalhes sobre as estruturas de proteção à mulher no município, o conteúdo aborda sobre os tipos de violência (muito além da física), bem como leis importantes de apoio à mulher: lei nº 11.340/2006 (“Lei Maria da Penha”), lei nº 12.650/2012 (“Lei Joanna Maranhão”), lei nº 12.737/2012 (“Lei Carolina Dieckmann”) e lei 13.718/2018 (“Lei de Importunação Sexual).

Para acessar ao conteúdo do “Conte Comigo” clique no link.