Grande Curitiba

Atletas recebem mudas de árvores na inscrição do Circuito Curitiba de Corridas de Rua

16 de outubro de 2023 às 13:29
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Serão abertas nesta segunda-feira (16/10), das 19h às 21h, as inscrições grátis para as vagas “carbono zero” da 3ª Etapa do Circuito Curitiba de Corridas de Rua 2023.

Os interessados em participar deverão se dirigir ao Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, efetivar a participação e receber mudas de árvores nativas para serem plantadas antes da retirada dos kits de corrida. O objetivo é ajudar a neutralizar o dióxido de carbono liberado pelos atletas durante as corridas.

Serão entregues 500 mudas de ipês, cerejeiras e aroeiras, entre outras. Depois de feitas as inscrições e plantadas as mudas, os atletas precisam fazer um vídeo do plantio e apresentá-lo na hora de buscar os kits, com chip e número para as provas. Eles deverão ser retirados na Praça Oswaldo Cruz, das 9h às 20h de quinta-feira (19/10) e sexta-feira (20/10), e das 9h às 15h do sábado (21/10).

Corrida verde

Será a última chance de se inscrever para as provas, de 5 km e 10 km, com largada entre o Parque Náutico e o Zoológico de Curitiba, às 7h. Elas acontecerão no próximo domingo (22/10).

Os trajetos poderão ser percorridos por atletas nascidos até 2005. A largada dos 10 km será na entrada do Zoológico. Já a prova dos 5 km partirá do Parque Náutico. Ambas as provas encerram os circuitos no Parque Náutico.

Para o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, unir esporte e responsabilidade socioambiental é uma das estratégias da atual gestão do prefeito Rafael Greca por uma cidade melhor. “Assim podemos equalizar o carbono produzido na corrida e nos colocarmos, mais uma vez, na vanguarda do esporte nacional. Em Curitiba, o esporte também é um instrumento de combate à poluição e a favor da sustentabilidade”, afirmou.

Mandala

Este ano, o circuito de corridas de rua é apoiado por Ambev, Condor, Frangos Pioneiro e Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do governo federal. Quem completar todas as etapas poderá montar uma mandala tridimensional usando as quatro medalhas entregues nas provas e outra, em formato de pinhão, da Corrida entre Parques, disputada em julho.