Grande Curitiba

Novembro Vermelho: Prefeitura realiza ações sobre saúde bucal

O primeiro evento foi realizado para pacientes do CAPS e CAPS II e nos próximos dias terá ações em todas as UBS
8 de novembro de 2023 às 17:26
(Foto: Divulgação / SMS)

COM ASSESSORIAS – Com ações programadas para a campanha Novembro Vermelho, a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira uma ação de prevenção ao câncer bucal para pacientes do CAPS e CAPS II. As orientações foram passadas à população pelas profissionais de saúde da UBS Dante: a dentista Iona Magalhães, a técnica em saúde bucal Amanda Ribeiro e a auxiliar de saúde bucal Andrea Portela.

A Lei Estadual nº 19.868/2019 instituiu a campanha “Novembro Vermelho” para alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce para este tipo de câncer. Em 2023 o “Dia D” de conscientização foi nesta terça-feira, dia 07 de novembro, mas ações como essa acontecerão pelas próximas semanas em todas as UBS.

Para um grupo de 18 participantes, a técnica Andrea deu orientações sobre como cuidar de saúde bocal, indicando o uso de fio dental todos os dias, e de como deve ser feita a escovação, tanto dos dentes quanto da língua e da gengiva. Já a dentista Iona falou especificamente sobre o câncer bucal, maneiras de como prevenir, autoexame e como identificar possíveis sintomas. Após as indicações, os participante realizaram exame bucal clínico preventivo e receberam um kit de higiene bucal.

“O ‘Novembro Vermelho’ nos possibilita a divulgação de um tema tão importante que é o câncer de boca. Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno, que atinge a estruturas bucais como gengivas, bochechas, palato e a língua”, explica a responsável técnica da Odontologia na Secretaria Municipal de Saúde, Luana Antunes Fernandez.

O diagnóstico precoce é o fator principal para o sucesso na cura da doença. “Em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. Assim, a consulta periódica com o Cirurgião-Dentista é a principal ferramenta para um diagnóstico precoce”, reforça Luana.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. Estima-se que entre os anos de 2020 à 2022 foram diagnosticados 11.180 casos novos da doenças em homens e 4.010 em mulheres. Além disso, este tipo de câncer está entre os mais incidentes no Brasil.

Sintomas – Os especialistas indicam atenção a sinais e sintomas, como lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não tenham cicatrizado em até 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos no pescoço; rouquidão persistente; dificuldade de mastigar e engolir; sensação de que há algo preso na garganta ou dificuldade para movimentar a língua.

Há também alguns fatores que aumentam o risco ao câncer de boca, como exposição ao sol sem proteção, tabagismo e infeccção pelo vírus HPV.