Grande Curitiba

Inclusão e valorização da vida marcaram a campanha Setembro Amarelo promovida pela Assistência Social de Pinhais

Ações de conscientização e respeito às diferenças integraram crianças, jovens e idosos atendidos no município durante o mês de prevenção ao suicídio
11 de outubro de 2024 às 16:54
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Pinhais, por meio dos seus equipamentos sociais e Rede Parceira, composta pelo Instituto João Ferraz de Campos (IJFC), realizaram de forma articulada, desde o início de setembro, atividades com a temática “Valorização da Vida”, ressaltando a campanha Nacional vinculada ao Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio.

As crianças, adolescentes, jovens e idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por intermédio dos Educadores Sociais, tiveram contato com o tema e em diversas atividades.

5ª Semana Municipal de Conscientização e Respeito às Diferenças

No último dia 26 de setembro, o Centro da Juventude de Pinhais foi palco da 5ª Semana Municipal de Conscientização e Respeito às Diferenças, que, de forma articulada, somou-se à Campanha Setembro Amarelo, o mês de Prevenção ao Suicídio. O evento visou reforçar a importância da inclusão, diversidade e, sobretudo, da valorização da vida, em consonância com as atividades desenvolvidas ao longo do mês no Centro da Juventude e demais equipamentos socioassistenciais do município.

A Secretaria de Assistência Social de Pinhais, por meio do Centro da Juventude e em parceria com a Secretária de Educação de Pinhais, organizou uma programação rica em atividades voltadas para a promoção do respeito à diversidade.

O evento contou com a participação da Escola Municipal de Educação Especial Elis de Fátima Zem, que trouxe apresentações impactantes, destacando o papel fundamental da inclusão para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e acolhedora.

Dentre as atividades realizadas, destacaram-se:

Exposição alusiva ao Setembro Amarelo: realizada pelos usuários do SCFV, em que cada coletivo pôde expressar suas mensagens de esperança, amor à vida e apoio mútuo e também os materiais elaborados pelos agentes de cidadania.

Apresentação da banda da Escola Elis de Fátima Zem, que emocionou o público com sua performance musical, demonstrando o poder da arte como forma de inclusão.

Apresentação do Projeto Emprego Apoiado, que traz à tona a importância de criar oportunidades reais e inclusivas no mercado de trabalho e está sendo desenvolvido em nosso município.

Minicurso de Libras ministrado pela professora Vanessa Raganhan, promovendo a inclusão da língua de sinais no cotidiano dos participantes.

Jogo de Basquete Adaptado com a parceria do time da Fênix, mostrando como o esporte é um poderoso instrumento de integração e superação de barreiras.

A secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista Duarte, enfatizou a importância de unir forças para criar uma sociedade mais equitativa, onde todas as pessoas, independentemente de suas condições, tenham o direito à vida e à participação social: “A Semana das Diferenças também se destacou como uma oportunidade para dialogar sobre os desafios da inclusão e da saúde mental, temas centrais que guiaram as ações durante todo o mês. O encerramento foi marcado pela reflexão sobre os desafios e conquistas na promoção da inclusão e pela certeza de que a valorização da vida, aliada ao respeito às diferenças, deve ser um compromisso constante de todos”.

Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?

CAPS, Unidades de Saúde da Família, UPA 24H, SAMU 192, Hospitais e Centros de Saúde.

Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)