Mostra do MusicaR e Nosso Canto celebra a música e a coletividade
COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (25/11), o Auditório Regional Boqueirão foi palco de um evento que reuniu crianças, jovens e adultos para celebrar o encerramento de um ano de aprendizado e dedicação aos programas musicais da Fundação Cultural de Curitiba. A Mostra Conjunta MusicaR e Nosso Canto emocionou o público ao promover o encontro entre gerações através da música.
O evento foi uma prévia da programação de encerramento anual do Nosso Canto, que culminará neste domingo (1/12) com o concerto Sou e Canto, às 16h, no Auditório Mario Schoemberger da Embap/Unespar. Sob a regência de Mara Campos e com solistas e instrumentistas convidados, o concerto reunirá cerca de 260 coralistas das dez regionais de Curitiba. Entrada livre e gratuita.
Com a participação dos alunos do MusicaR, programa voltado à educação musical de crianças e jovens de 7 a 17 anos, e do Nosso Canto, que atende jovens e adultos, o evento destacou não apenas o talento individual, mas também a força da coletividade.
Essa foi a primeira vez que os programas realizaram apresentações conjuntas. “É uma grande oportunidade porque renova nossas forças. Ver as crianças se apresentando é emocionante, e elas também conseguem ter uma perspectiva de continuidade após se formarem no MusicaR. Cantar não tem idade!”, declarou Alexandre Felipe Martins, regente do Nosso Canto.
Os coralistas apresentaram um repertório variado, incluindo músicas populares brasileiras, canções internacionais e até peças clássicas, adaptadas ao perfil de cada grupo. As crianças do MusicaR também tocaram flauta doce, violão e pandeiro.
A apresentação na Regional Boqueirão contou com momentos emocionantes. A família de Valentina Lopes, de 9 anos, esteve presente em peso, com avós, tias e a mãe orgulhosos pelo crescimento da curitibinha. “O MusicaR fez muito bem para minha filha. Além de socializar, ela começou a prestar mais atenção nas coisas, e até as notas na escola melhoraram. Hoje, todos nós viemos assistir para dar incentivo a ela”, contou a mãe, Tatiana Lopes.
Desde 2018 no Nosso Canto, Isabele Catini, de 23 anos, falou sobre a importância das aulas em sua rotina. “As aulas são o melhor momento da minha semana. É incrível poder trazer o canto popular para outras pessoas e sentir essa conexão. Participar desse grupo me conecta com algo maior”, afirmou.
Conquistas
O concerto Sou e Canto promete ser um espetáculo grandioso, com músicas que destacam a riqueza cultural brasileira, além de obras em espanhol e latim do século XVI. Os coralistas apresentarão peças da cultura africana e trechos do Gloria, da Misa Criolla, de Ariel Ramírez, com a participação especial do Grupo D’América, reconhecido por sua performance de música andina.
O evento contará ainda com a abertura do Coral da Embap, fortalecendo a parceria com a instituição, que cedeu espaços para os ensaios. “Hoje tiramos as borboletas do estômago para nos prepararmos para o domingo. É o ápice do nosso ano. O canto coral tem essa característica coletiva que desenvolve outras competências, além do lado artístico. É uma atividade com um propósito pedagógico e humano muito forte”, finalizou Martins.
Serviço
Concerto Sou e Canto
Data: 1/12 (domingo), às 16h
Local: Auditório Mario Schoemberger – Embap/Unespar
R. Francisco Torres, 253, Centro
Entrada livre e gratuita