Grande Curitiba

Caderno Pedagógico chega à 10ª edição valorizando experiências e práticas locais dos profissionais de Educação

Material on-line é um registro histórico do cotidiano escolar, das práticas e reflexões e uma maneira de compartilhar esse conteúdo com todos os interessados
17 de dezembro de 2024 às 14:39
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O Caderno Pedagógico da Secretaria de Educação de Araucária (SMED) chega à 10ª edição em 2024, sempre valorizando as experiências e práticas locais dos profissionais da Educação. Nesta edição, o tema central é “Educação e o processo de formação humana”. Segundo a SMED, ao longo de 10 anos, 1.238 autores se dedicaram a escrever os 541 textos nas mais de 5 mil páginas já publicadas. O material on-line é um registro histórico do cotidiano escolar, das práticas e reflexões e uma maneira de compartilhar esse conteúdo com todos os interessados.

A 10ª edição do Caderno Pedagógico já está disponível no Portal da Prefeitura e apresenta artigos que envolvem temas como ciências e artes no contexto escolar, as práticas à luz da pedagogia histórico-crítica, ações antirracistas na educação e e trabalho colaborativo para a inclusão. Já entre os relatos selecionados estão temas como arte, horta e minhocário, música, dengue, entre outros.

Conforme explica a Secretaria de Educação, além da formação para ingressarem via concurso público, a rede municipal de ensino tem tido “um número cada vez maior de mestres e doutores atuando nas escolas, CMEIs e CMAEEs” e que “a realização de pesquisas, de escrita de textos científicos ou relatos de experiência têm se tornado gradualmente uma prática frequente entre os educadores das nossas unidades educacionais, além dos gestores e assessores pedagógicos, psicólogos e assistentes sociais que atuam na SMED”. A cada edição, uma comissão organizadora é a responsável por uma revisão minuciosa da escrita dos textos.

“A troca de experiências proporcionada por este Caderno fortalece a nossa rede e nos ajuda a enfrentar os desafios do presente, sempre em busca de uma educação que respeite e promova os direitos estabelecidos na Constituição”, destaca a secretária de Educação Adriana de Oliveira Chaves Palmieri, complementando que os textos “são o reflexo de uma rede de ensino engajada, que se inspira nos valores supremos de justiça, igualdade e fraternidade”.

Confira o conteúdo do Caderno Pedagógico de 2024, bem como os anteriores: CLIQUE AQUI.